O Município de Vila Nova de Cerveira vai dinamizar o Concurso de Ovos de Páscoa. Esta atividade que vai integrar a programação cultural preparada para celebrar a Páscoa 2022, evocando tradições e privilegiando o espírito criativo, de iniciativa e de envolvimento da comunidade cerveirense.
O presente concurso está aberto à participação de todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social, às Associações Desportivas, Recreativas e Culturais, bem como Juntas de Freguesia do concelho, sendo que cada entidade só pode participar com um único trabalho, sujeito a um conjunto de critérios plasmados no regulamento elaborado para o efeito. O Ovo da Páscoa deverá ser executado e decorado com recurso a materiais diversos, respeitando o formato tipo 3D e as medidas de 1,5m a 2m de altura, não podendo ter qualquer identificação do participante. Não obstante, cada participante deve ainda assegurar a execução da base, sobre a qual vai assentar o ovo quando instalado no centro histórico.
Os trabalhos devem estar concluídos até ao dia 6 de abril, para que os serviços da Câmara Municipal procedam à recolha e colocação no espaço expositivo já definido em pleno centro histórico, entre 09 e 18 de abril. A devolução dos trabalhos decorre a partir de 19 de abril.
Em causa está um prémio de 500 euros para o Ovo de Páscoa mais votado. Assim, a Câmara Municipal procederá ao registo fotográfico de todos os trabalhos, disponibilizando-os na página Facebook do Município de Vila Nova de Cerveira para que votação será feita pelo público, segundo os critérios especificamente definidos.
A votação decorrerá entre as 09h do dia 09 de abril e as 23h59 de 18 de abril e o vencedor será conhecido a 20 de abril. De salientar que, em caso de empate, o prémio será dividido em partes iguais pelos vencedores.
Os interessados devem efetivar a sua candidatura mediante o preenchimento de um formulário próprio, a ser entregue junto dos serviços de cultura até ao final desta semana.
Os Ovos de Páscoa são uma tradição milenar, com uma forte simbologia pois, para as civilizações antigas, o ovo era um símbolo de força e vitalidade. Neste sentido, presentear amigos com esse produto era como desejar bonança e fartura nas colheitas que viriam.