Chafariz da Praça da República completa 460 anos

No corrente mês assinalam-se os 460 anos da construção do chafariz da Praça da República. A exposição patente do Piso 1 dos antigos Paços do Concelho é uma das iniciativas da “comemoração dos 460 anos do chafariz”. A inauguração aconteceu no dia 06 de dezembro e a mostra estará patente até ao dia 05 de janeiro de 2020.

Pinturas, postais, esculturas, cerâmicas, aguarelas, fotografias, a representação da esfera armilar e até um postal da Romaria da Agonia de 1952 fazem parte da exposição, que conta com parte do espólio do Museu de Artes Decorativas. Um dos técnicos do espaço museológico apresentou as peças e fez uma descrição da história do chafariz. “foi sempre um marco”, explicava Henrique Costa. Dando nota que, inicialmente, teve a função de abastecer as casas nobres.

Já o autarca José Maria Costa destacou que “estamos a preparar um projeto de requalificação”. Será no próximo ano para que o chafariz possa durar, pelo menos, mais 460 anos”. Aníbal Alcino, Carolino Ramos e António Alves são alguns dos artistas que retrataram o chafariz da Praça.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.