Rui Pedro Meira, um jovem de 19 anos, da freguesia vianense da Areosa, é o embaixador português no concurso internacional de gastronomia que acontece entre os próximos dias 22 e 24, na Grécia.
O jovem irá representar o país no concurso internacional European Young Chef Awards (EYCA), na ilha de Rodes na Grécia. O concurso é promovido pelo International Institute of Gastronomy, Art and Tourism(IGCAT) e reúne os finalistas dos concursos realizados nas regiões europeias, dando a oportunidade de apresentar as receitas tradicionais e inovar os pratos das regiões apenas com ingredientes locais de cada país.
Rui Pedro Meira escolheu para apresentar no concurso internacional uma termine de carnes com porco bísaro, carne de vaca cachena, frango, mão de vaca, chouriços acompanhados de arroz de sarrabulho e cebolas curadas e glaceadas.
O estudante de cozinha na Escola Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo inspirou-se nas tardes de convívio em família para esta receita.
O evento registará a presença dos melhores jovens chefes de toda a Europa. “O EYCA é uma oportunidade única para aprender, ver a cultura gastronómica dos outros países e partilha de conhecimento”, confidencia Rui Pedro Meira.
O jovem chefe foi o grande vencedor do Minho Young Chef Awards 2019 (MYCA), o evento que juntou o talento dos estudantes de gastronomia da região minhota em maio deste ano.
A organização da comitiva do Minho é da responsabilidade do Consórcio Minho Inovação – que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave e responsável pela participação do jovem chefe minhoto no EYC.