Ciclo de Órgão iniciou-se na igreja da Misericórdia

O Ciclo de Órgão iniciou-se no Dia da Música, a 01 de outubro, na igreja da Misericórdia, num dos órgãos mais antigos de Viana do Castelo, datado de 1721.

“A música é aquela arte capaz de dizer o indizível”, explicava o padre Tiago Rodrigues. O responsável pela organização da iniciativa acrescentava que este é o primeiro do concerto do Ciclo de Órgão, que continua no dia 05 de outubro, às 16h, no órgão de 329 tubos da igreja de São Domingos, que receberá Dio Zão e o Coro de Pequenos Cantores de Esposende. No dia 07, às 21h, na igreja Paroquial de Areosa, tocará o órgão Bruno Teixeira, acompanhado pela soprano Daniela Matos, no dia 08, às 21h, o ciclo continua na igreja de Nossa Senhora d’Agonia, com órgão e flauta transversal, por André Bandeira e Olavo Barros. A iniciativa termina no dia 09, às 15h30, na igreja Matriz de Viana do Castelo, com Ricardo Toste e os Moços do Coro.

O primeiro concerto teve a interpretação de Fernando Miguel Jalôto, que apresentou obras italianas e italianizantes para órgão em fontes portuguesas. “Esta é uma atividade muito louvável”, salientava o organista. Acrescentando que “tem o lado pedagógico”, mas também “cham aa atenção para a preservação deste património”.

Com ligações a Viana, uma vez que lecionou na Academia de Música de Viana, Fernando Jalôto informava que “estudei o fundo de Coimbra, que revela a música que se fazia em Portugal na 1.ª metade do séc.XVIII”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.