Cidadãos querem criar comissão de utentes da ULSAM

Na última sexta-feira, cerca de meia centena de vianenses reuniu-se para definir os próximos passos para a criação da comissão de utentes. Os responsáveis da comissão instaladora vão pedir uma reunião urgente com a administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e juntaram-se mais cinco elementos.

Sandra Maricato, Martinho Cerqueira e Rogério Oliveira são os rostos do movimento, que se iniciou há pouco mais de 20 dias e pretende “acordar, porque parados e à espera que outros façam não pode ser. Agir é a palavra de ordem”, referia Martinho Cerqueira. Adiantando que a criação desta comissão surge num contexto social e de saúde “de uma gravidade atroz e que se tem degradado”. Martinho Cerqueira assegura que “é momento dos cidadãos tomarem conhecimento da situação de saúde”. 

Sandra Maricato dava conta da importância de uma comissão de utentes: “A comissão pretende sempre ouvir os utentes. É um provedor do utente e pretende com as instituições encontrar soluções que sejam viáveis e possíveis. Não podemos continuar neste caminho e deixar degradar este sistema”. 

“Só mobilizados conseguiremos fazer alguma coisa pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) que atravessa um momento, se calhar, o mais grave desde a sua fundação há quase 50 anos”, esclarecia Martinho Cerqueira.

“A reunião de hoje é dar a conhecer a comissão instaladora e angariar novas pessoas para criar a ccomissão”, explicava Rogério Cerqueira. O responsável pelas redes sociais lamentava a pouca adesão das pessoas, mas assegurava que nas redes sociais, em 15 dias, tiveram mais de 2500 pessoas a tornarem-se amigas da página.    

C.M.R.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.