CIM Alto Minho arranca em novembro com novas iniciativas no âmbito da Educação

A CIM Alto Minho anunciou a dinamização, a partir deste mês de novembro, de um conjunto de novas iniciativas promotoras do sucesso escolar à escala intermunicipal, no âmbito do projeto PIICIE – “Alto Minho School 4All” – “Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar”, cofinanciado pelo PO Norte 2020.

Assim, acaba de arrancar a iniciativa “Alto Minho – Criatividade em Ação: Exposição e Oficinas”, em parceria com o Centro de Formação do Vale do Minho, no Teatro Valadares, em Caminha, com a presença do novo presidente da CIM Alto Minho, Manoel Baptista. Esta iniciativa consiste na realização de um FÓRUM, composto por cinco conferências, a realizar até dezembro, e uma MOSTRA, composta por quatro oficinas/ateliers.

Também em novembro encontra-se prevista a realização de ações de capacitação (uma por cada área de abrangência dos centro de formação de docentes do Alto Minho), para apresentação do projeto Brinca@Ciência à comunidade escolar envolvida.

Este projeto englobou o desenvolvimento de diversos suportes pedagógicos direcionados para o ensino experimental das ciências para o 1º ciclo (3º e 4º anos de escolaridade) e para o 2º ciclo (5º e 6º anos), nomeadamente para as disciplinas de Estudo do Meio e de Ciências Naturais, respetivamente.

Por fim, com o objetivo de, por um lado, aprofundar o conhecimento que os alunos têm do Alto Minho – enquanto território com elevado potencial energético renovável endógeno e, por outro, informar e consciencializar para a importância do uso racional da energia no dia-a-dia – como forma de reduzir a emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera e a fatura energética – a CIM Alto Minho, em parceria com os municípios seus associados e com o apoio da AREA Alto Minho, arranca durante o mês de novembro com a dinamização do projeto “Energinus- 2º Edição”, dirigido aos alunos das escolas do 1.º ciclo do ensino básico do Alto Minho e subordinado à temática da Energia.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.