Nos dias 10 e 12 de março, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) participou numa ação de benchmarking ligada ao cluster do turismo, que tinha como objetivo a troca de experiências e a partilha de boas práticas relacionadas com este setor, bem como fomentar a integração da região do Alto Minho em redes e organizações internacionais que atuem neste domínio e potenciar e valorizar a região, os seus produtos estratégicos e a sua riqueza diferenciadora no que diz respeito ao turismo.
A comitiva do Alto Minho, composta por autarcas e dirigentes associativos e empresariais da região, foi recebida na Câmara de Comércio e Indústria de Malta e no Ministério de Turismo de Malta, onde se reuniu com Joe Tanti, CEO da Malta Business Bureau, entidade que representa a Malta Chamber of Commerce, Enterprise and Industry e a Malta Hotels and Restaurants Association (MHRA) na Comissão Europeia.
A delegação do Alto Minho reuniu ainda com Marthese Portelli, CEO da Câmara de Comércio e Indústria de Malta, e Kevin Mizzi, responsável de desenvolvimento de negócios da Câmara de Comércio.
Alan Arrigo, presidente da Seção de Negócios de Turismo da Câmara de Comércio, e Glenn Fenech, consultor sénior da Seed Consultancy, apresentaram os principais resultados do estudo “Reddiscover, uma visão para a indústria de turismo de Malta”, documento que procura redefinir a indústria do Turismo naquele país.
Para finalizar este conjunto de encontros, Andrew Agius Muscat, secretário-geral da Mediterranean Tourism Foundation, apresentou o trabalho desenvolvido por aquela estrutura na dinamização cultural da ilha de Malta.
A comitiva do Alto Minho foi ainda recebida no Ministério do Turismo e da Defesa do Consumidor por Mark Camilleri, diretor de Políticas de Desenvolvimento e Implementação de Programas.
A finalizar, os responsáveis alto minhotos reuniram-se com Franscesca Zammit da Valletta Cultural Agency e Adam Galea da Valletta Design Cluster.
Estas ações de benchmarking e internacionalização são uma iniciativa conjunta organizada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), que tem como objetivo dotar os agentes territoriais do Alto Minho das ferramentas necessárias para o incremento da competitividade das suas regiões através de um conjunto de missões institucionais e reuniões com diferentes entidades europeias.