A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) vai realizar no dia 25 de setembro, às 18h, realiza no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo um workshop sobre “A Importância da Comunicação Inclusiva”, que contará com a presença de várias autoridades, representantes de organizações sociais e especialistas na área da inclusão.
Esta iniciativa não só pretende debater experiências e desafios relacionados com a acessibilidade e inclusão neste território, como integra no seu programa a apresentação pública de dois livros em multiformato: “A Flora e a Carta mais Importante do Mundo” e “Lendas do Alto Minho”. Com o lançamento destas publicações a CIM Alto Minho assinala o Dia Internacional das Línguas Gestuais, que se celebra a 23 de setembro e que foi estabelecido pela ONU como forma de reconhecer e valorizar as línguas gestuais na plena realização dos direitos humanos das pessoas surdas.
Além disso, o dia 25 de setembro marca a primeira celebração em Portugal do Dia Nacional da Sustentabilidade, data em que se assinala também a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela ONU. O livro “Flora e a Carta Mais Importante do Mundo” representa um contributo significativo para esta causa, mostrando como a literatura pode ser uma poderosa ferramenta de educação e sensibilização para a consciencialização ambiental.
Estes livros multiformato, desenvolvidos pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, têm a capacidade de reunir, num único exemplar, diferentes formatos que oferecem múltiplas opções de leitura. Com texto aumentado, braille, imagens em relevo (para crianças cegas ou com baixa visão) e pictogramas (para crianças com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza), estes livros estabelecem um novo padrão de acessibilidade. Contêm, também, um Código Quick Response (QR Code), que remete para o site onde o mesmo conteúdo está disponível nas versões de audiolivro, vídeolivro em Língua Gestual Portuguesa (LGP) e audiodescrição das imagens/ ilustrações, tornando-os verdadeiramente inclusivos e acessíveis a uma ampla gama de leitores.
Na sessão de abertura deste evento estão previstas as intervenções de Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho, e de Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Em seguida, a palestra principal intitulada “A Importância da Comunicação Inclusiva” será proferida por Célia Sousa, docente e coordenadora do CRID do Politécnico de Leiria e Investigadora Integrada do Centro de Investigação Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa.
O evento será enriquecido com um momento musical proporcionado pela Companhia de Artes Performativas em Movimento, da APPACDM de Viana do Castelo, e contará com interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) para garantir a acessibilidade a todos os participantes.