CIM disponibiliza 100 mil euros para aquisição de material sanitário

A Comunidade Intermunicipal do Minho (CIM) do Alto Minho reuniu na terça-feira para tomar medidas face à pandemia do novo coronavírus. Por unanimidade foi decidido criar um fundo de 100 mil euros para “aquisição de equipamentos de proteção, de desinfeção, ou de suporte aos cuidados intensivos para as respetivas unidades de saúde”.

A reunião, realizada em videoconferência, contou também com a participação do presidente da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), ficando esta com “a gestão das prioridades de ação à escala do Alto Minho”. Nesse sentido, a aquisição de “equipamentos de proteção, de desinfeção, ou de suporte aos cuidados intensivos para as respetivas unidades de saúde” ficará concentrada na ULSAM.

Os municípios do Alto Minho decidiram também, “em articulação com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, a disponibilidade para a cedência de equipamentos municipais, nomeadamente: espaços para quarentena de pessoas em isolamento que não podem / devem regressar aos seus domicílios; espaços para descanso de pessoas dos serviços de saúde, segurança e outros diretamente envolvidos” e ainda “espaços para pessoas com sintomas leves do vírus Covid-19 que não podem/devem regressar aos seus domicílios”.

Com grande parte dos municípios do Alto Minho com fronteira com Espanha, os dirigentes pediram o reforço das “as ações necessárias para assegurar o urgente controlo de entradas de emigrantes, camionistas e trabalhadores transfronteiriços”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.