A 17 e 18 de outubro decorre mais uma edição do Exercício Nacional de Cibersegurança, organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança, em cooperação com a European Union Agency for Cybersecurity, e o apoio da Associação Nacional de Municípios Portugueses – ANMP e das 25 entidades intermunicipais portuguesas.
Durante os dois dias, as instalações disponibilizadas pelas 25 entidades intermunicipais acolhem mais de 250 municípios, aos quais se juntam outras entidades de relevo, nomeadamente a ANACOM, a Comissão Nacional de Proteção de Dados, o Comando das Operações de Ciberdefesa, a Agência Lusa, a Polícia Judiciária e os Serviços de Informações de Segurança, entre outras.
No Alto Minho, o evento de âmbito nacional vai decorrer nas instalações da CIM Alto Minho de Ponte de Lima, contando com a participação de um grupo de trabalho constituído pelos responsáveis de informática dos 10 municípios.
Esta iniciativa tem como objetivo sensibilizar os municípios para o tema da cibersegurança, analisar o respetivo grau de maturidade, bem como testar a sua capacidade de resposta a incidentes e proficiência na aplicação do Regime Jurídico de Segurança do Ciberespaço.
A sala de controlo do Exercício Nacional de Cibersegurança 2023 está centralizada na sede da comunidade intermunicipal do Oeste, nas Caldas da Rainha.