Cinema na Vinha: entre julho e setembro há filmes e Vinhos Verdes para saborear ao ar livre

O ciclo de “Cinema na Vinha” promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) regressa a 06 de julho e, até setembro, estarão em exibição cerca de duas dezenas de filmes em diferentes quintas da Região e nos jardins da Casa dos Vinhos Verdes, no Porto, que incluem prova de vinhos e outras actividades preparadas em cada local.

Com curadoria de Paulo Cunha e de Tiago Fernandes, a edição de 2023 do ciclo de cinema ao ar livre tem por tema “O Terroir”, transpondo da vitivinicultura para a tela o conceito focadonum tipo de cinema que também se centra num território particular, com traços distintivos e que reproduz imagens e sons singulares que servem como matéria-prima para obras únicas.

Partindo de uma viagem que começa no Japão e que termina no Brasil, a programação do ciclo de cinema aborda várias latitudes e culturas sui generis, que merecem ser observadas e escutadas com a maior atenção e devidamente acompanhadas por um copo de Vinho Verde.

“Este ciclo de cinema na vinha é já, há alguns anos, procurado por vários públicos na cidade do Porto e na Região, pelo que este ano decidimos reforçar a programação e eleger o terroircomo tema central para viagens pelo mundo durante todo o Verão. Apostamos num formato descontraído que permite visitar o Palacete e usufruir dos jardins, ao mesmo tempo que podem ser provados os vinhos da Região, sorvetes criados a partir de castas icónicas e outros produtos que harmonizam perfeitamente. Nas quintas, a hospitalidade dos produtores e a crescente oferta de enoturismo que se vai afirmando por toda a Região garantem programas exclusivos em diferentes locais, celebrando sempre o Vinho Verde”, destaca Dora Simões, presidente da CVRVV.

As sessões têm início pelas 21h30 e são limitadas a um máximo de 50 pessoas. Os bilhetes estão disponíveis em www.vinhoverde.pt ou através dos contactos de cada espaço aderente.

Nos jardins, há provas de Vinhos Verdes de diferentes perfis, desde os mais leves e frescos aos Vinhos Verdes mais intensos, estruturados e de guarda. Nas noites quentes, os sorvetes de Alvarinho, Vinhão, Loureiro e Avesso apresentam os aromas e sabores daquelas castas da Região num formato fresco criado pelo Chef António Vieira.

Com inscrição obrigatória, as sessões têm um custo de 10 euros por pessoa e incluem a visita guiada ao Palacete Silva Monteiro, as provas de Vinhos Verdes e a sessão de cinema. Até setembro, há uma dezena de filmes para ver:

06 de julho | Alcarràs (Carla Simón, 2022), 120 minutos

07 de julho | Onde Fica a casa do meu amigo (Abbas Kiarostami, 1987), 84 minutos

20 de julho | Uma Pastelaria em Tóquio (Naomi Kawase, 2015), 113 minutos

21 de julho | Estrada Fora (Panah Panahi, 2021), 93 minutos

03 de agosto | Ice Merchants (João Gonzalez, 2022) 14 minutos + Entre Ilhas (Amaya Sumpsi, 2022), 76 minutos

04 de agosto | A Cordilheira dos Sonhos (Patrício Guzmán, 2019), 84 minutos

17 de agosto | A Mulher Sem Cabeça (Lucrecia Martel, 2008), 87 minutos

18 de agosto | Mustang (Deniz Gamze Ergüven, 2016), 97 minutos

31 de agosto | Movimento em Falso (Wim Wenders, 1975) 103 minutos

01 de setembro | Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos (João Salaviza e Renée Messora Nader, 2018), 110 minutos

 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.