O CiTin – Centro de Interface Tecnológico Industrial, instalado no InovArcos, em Arcos de Valdevez, foi reconhecido como Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) pelo Ministério da Economia. O Centro passa, agora, a ter acesso a financiamento base e a participar sem restrições em programas de financiamento competitivos.
Passa, igualmente, a integrar uma rede nacional de centros de inovação que conta agora com 31 CTI, reconhecidos pela Agência Nacional de Inovação (ANI).
O CITIN tem como missão promover o desenvolvimento de atividades de investigação aplicada, a transferência de tecnologia e a formação avançada, que beneficiará não só os seus associados, mas também toda a indústria do Alto Minho.
O presidente da Câmara Municipal refere que “O CITIN é um centro de inovação ao serviço das empresas da região” (…) “Este é o reconhecimento da aposta na criação de melhores condições de acolhimento de empresas.”
Até ao final do ano, este centro de inovação instalado nos Arcos de Valdevez aumenta a equipa, passando a contar com 14 investigadores altamente qualificados, três deles internacionais. O CiTin integra três departamentos: o Departamento de Sistemas Avançados de Produção, o Departamento de Sistemas Ciberfísicos e o Departamento da Mobilidade e Ambiente.
Para João Manuel Esteves “O CITIN é uma mais valia na fixação e atração de mais pessoas, mais talento e mais investimento para o Alto Minho”.