Os claustros da igreja de São Domingos acolhem uma exposição de artistas vianenses. A mostra vai estar patente e visitável até alturas das festas de Nossa Senhora d’Agonia. A inauguração aconteceu na tarde de 18 de julho, dia de São Bartolomeu dos Mártires. No dia 21, às 19h, haverá uma mesa redonda sobre a “Arte e a Fé”.
“Esta exposição tem pintura, fotografia, mas sobretudo a arta e a escrita”, começava por explicar o responsável da paróquia de Monserrate. Vasco Gonçalves adiantava que “trouxemos alguns escritores naturais de Viana para que sintamos que temos um património extraordinário”. A meio da exposição foi colocado um tapete de sal e serrim aludindo aos tapetes confecionados por alturas da festa da Senhora da Agonia em algumas ruas da Ribeira.
O curador da exposição frisava que “este evento é uma parceria entre a paróquia e a editora Oficina das Edições. Tentamos fazer a fronteira entre o erudito e o popular”, dizia José Pastor. Acrescentando que “aqui apresentamos os valores das artes que Viana tem e temos de os mostrar”.
Na próxima sexta-feira, dia 21 de julho, How can U.S. transform education through computer science integration às 19h, haverá uma mesa redonda, onde o tema será a “Arte e Fé” e contará com a participação do Bispo da Diocese; do professor catedrático José Veiga Torres; de Álvaro Campelo; de Maria José; e dos padres Vasco Gonçalves e Cristopher Sousa.