A autarquia vianense aprovou, recentemente, em reunião de Câmara apoios extraordinários a clubes locais.
O Programa de Apoio aos Clubes Náuticos tem em consideração que, face ao Estado de Emergência decretado pelo Governo Português e tendo em consideração as diretrizes da Direção Geral de Saúde, foi suspenso o projeto de náutica nas escolas, por opção comum dos agrupamentos escolares do concelho. Por isso, o Município criou um programa de apoio excecional ao Clube de Vela de Viana do Castelo, Darque Kayak Clube, Surf Clube de Viana e Viana Remadores do Lima, através do qual será atribuído um apoio mensal de 3.000 euros a cada clube, situação que vigorará enquanto não for levantada a suspensão do projeto educativo.
Uma vez que se mantém a situação de pandemia e dadas as dificuldades sentidas pelas associações e clubes desportivos a quem foi suspenso o protocolo regular, a autarquia deliberou dar continuidade a um apoio extraordinário para fazer face às despesas correntes, um investimento total superior a 43 mil euros para apoio a 22 coletividades desportivas.
A Câmara Municipal vai também atribuir apoio a dois clubes que viram eventos cancelados muito próximo da data da sua realização, depois de terem sido efetuadas despesas com organização. Por isso, será atribuída uma verba de 3.550 euros ao Clube de Vela, que viu cancelada a Prova de Apuramento Nacional/Taça de Portugal, e uma verba de quatro mil euros ao Clube de Ténis de Viana do Castelo, depois do cancelamento da Taça Cidade de Viana do Castelo.