Morcegos às Claras é a nova exposição interativa, que explora o curioso mundo dos morcegos, mostrando a sua importância, as ameaças que enfrentam e de que forma podem ser protegidos. Esta exposição, que se inicia hoje, dia 02 de outubro, é dirigida especialmente a alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e está disponível no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo até ao próximo dia 29 de novembro com entrada gratuita.
A exposição – produzida pelo Centro Ciência Viva do Alviela – foi desenvolvida no âmbito do projeto Quiroptário Fora de Portas, financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e tem como parceiros a Câmara Municipal de Alcanena, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
Existem cerca de 1200 espécies de morcegos no mundo. Portugal tem 27 espécies, que representam 40% dos mamíferos do nosso país. 11 dessas espécies estão ameaçadas e a atividade humana é a causa principal. Os morcegos são importantes porque ajudam a manter a biodiversidade e o funcionamento dos ecossistemas em todo o mundo.
A exposição está dividida em quatro áreas:
Recorde-se que a Câmara Municipal definiu uma Agenda de Ciência e do Conhecimento para o quadriénio 2017-2021, pretendendo posicionar-se como um território de referência nestas temáticas. A Estratégia Municipal para a Conservação da Natureza constitui um eixo de desenvolvimento do município que se posiciona Viana do Castelo como um campus de Ciência e do Conhecimento.
A exposição vai estar aberta para todo o público de terça a sexta-feira das 10h0 às 13h e das 14h às 18h.