Comemoração dos 40 anos da TURIHAB

A Associação de Turismo de Habitação celebra os 40 anos, e de forma a assinalar este dia a TURIHAB promoveu um Encontro Nacional de Turismo de Habitação, na passada quinta-feira, 25 de março, em Ponte de Lima, e contou com a presença de Dom Duarte Pio e do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços. 

É em Ponte de Lima que se localiza a sede, sendo considerada a “Capital do Turismo de Habitação”, e Francisco de Calheiros, presidente da TURIHAB destaca o papel “imprescindível” que a associação tem na “valorização do associativismo e na forma institucional, garantindo uma oferta de excelência e qualidade”, destacando o trabalho que tem sido feito em rede, ao longo de todas as regiões. Contudo, Francisco salienta a dificuldade em cativar as gerações futuras “devemos entusiasmar a próxima geração, porque serão eles os futuros donos das casas. Mas há uma enorme dificuldade em atrair, porque a tendência dos jovens é procurarem outro rumo e acabam por se desligar das suas origens”. 

 O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, salienta a importância do turismo na economia do país. “De facto o turismo está a crescer, tem crescido em todo o território e o turismo de habitação dá um contributo muito importante para o turismo nacional, não só do ponto de vista quantitativo como do ponto de vista qualitativo porque se trata de um turismo que representa um turismo de autenticidade, com história, ligado ao património e um turismo que cria proximidade estre as gentes, os residentes, e quem nos visita. O turismo de habitação é muito valioso.”

Nuno Fazenda elogia o trabalho da TURIHAB, que “ao longo dos anos têm feito um trabalho muito importante. Na afirmação do turismo de habitação, do turismo em espaço rural em todo o país, quer no contexto da região do norte, que é onde tem maior expressão mas ao longo de todo o território”, destacando a região do Minho e Alto Minho, o secretário de estado afirma “estas regiões tem uma expressão muito importante quer no turismo regional e nacional. Basta termos presente uma dinâmica muito importante que é o caso do MinhoIN, que junta três comunidades intermunicipais. E essa estratégia e abordagem de trabalho em conjunto é importante que continue a ser afirmada”.  

A TURIHAB tem as raízes em Ponte de Lima, e o presidente da Câmara de Ponte de Lima reforça que “é neste concelho que o maior número de casas e solares de turismo de habitação se encontra, dando assim confirmação ao título de capital de Turismo de Habitação. Algo que ao longo dos tempos tem tido um crescimento exponencial, contando com um número muito significativo de associados que, assim, promovem as suas casas, mas também as suas freguesias, os seus territórios e toda a economia que circula em torno do turismo”. 

Um encontro que juntou diversas entidades ligadas ao turismo de habitação em Portugal, nomeadamente Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte, do Centro, do Alentejo e do Ribatejo, do Algarve e dos Açores.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.