Comemorações do aniversário de elevação a vila

Com a presença do senhor presidente da Câmara, Arquiteto Luís Nobre, o qual presidiu à mesa, onde estava também o pároco padre Alfredo Domingues, bem como o presidente da Assembleia de Freguesia, Dr. Jorge Santos decorreu a cerimónia de aniversário de elevação a vila.

O evento teve lugar no Salão da Casa do Povo e marcaram presença também os membros da Junta de Freguesia, a secretária Sandra Barros e o tesoureiro José Silva, além de membros da Assembleia de Freguesia.

Para uma descrição do momento mais real, fazemos a transcrição do ato feito pela Junta de Freguesia.

“Anha celebra hoje o 37.º aniversário sobre a sua elevação à categoria de Vila.

Vila Nova de Anha, antes apenas Anha, recebe o estatuto de Vila em face do Decreto da Assembleia da República n.º 175/III de 09 de julho de 1985, sendo o decreto promulgado pelo presidente da República em 08 de agosto de 1985 e referendado pelo primeiro-ministro em 14 de agosto do mesmo ano e enviado para o Diário da República em 13 de setembro desse mesmo ano onde foi publicado em I Série n.º 221, de 25 de setembro de 1985 – Lei n.º63/85 – sob o título – Elevação de Anha a Vila.

Hoje celebramos, mais um ano, a força, a audácia e a coragem de todas e de todos quantos lutaram para o enaltecimento desta freguesia, hoje Vila, assim como celebramos todos aqueles que, ao longo de trinta e sete anos (e muitos mais) seguiram e seguem firmes na manutenção dos usos, costumes e tradições de Vila Nova de Anha.

O Executivo da Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha decidiu, por unanimidade, atribuir as seguintes homenagens, que em seguida passamos a anunciar:

(1) “Pelos relevantes contributos para o enaltecimento do nome de Vila Nova de Anha”:

– Associação Desportiva e Cultural de Anha, pela comemoração do seu 45.º aniversário, celebrado em 2021;

– Associação de Caçadores de Vila Nova de Anha, pela comemoração do seu 35º Aniversário, celebrado em 2022;

– Filarmónica de Vila Nova de Anha, pela comemoração do seu 10.º aniversário, celebrado em 2019;

– Associação Musical de Vila Nova de Anha, pela comemoração do seu 10.º aniversário, celebrado em 2021.

(2) “Pelos relevantes contributos para o enaltecimento do trabalho social em prol da comunidade em Vila Nova de Anha”:

– Homenageamos o Centro Social Paroquial de Vila Nova de Anha.

“Pelos relevantes contributos para o enaltecimento do trabalho social em prol da comunidade em Viana do Castelo”:

– Homenageamos o Banco Alimentar de Viana do Castelo.

(3) Homenagem Dirigente Associativo, “Pelos relevantes contributos na preservação das tradições, usos e costumes de Vila Nova de Anha”:

De uma entrega inegável à sua, que também é nossa, Casa do Povo. Na luta incessante por uma manutenção da cultura que é de todos, é dirigente atual e timoneiro de uma Casa, que nas suas diversas valências, nomeadamente no Folclore, conta já com décadas de dedicação, zelo e empenho na transmissão de valores e ensinamentos às gerações vindouras.

As suas posturas firmes e colaborativas granjearam-lhe, ao longo das últimas décadas, a colaboração e respeito desta comunidade, que, através do seu casamento, passou a ser também a sua. Pelos seus 31 anos ininterruptos ao leme da Associação Casa do Povo de Vila Nova de Anha, aos quais adicionamos a sua ligação a outros movimentos e associações, homenageamos José Morais Gonçalves dos Reis, presidente da Casa do Povo de Vila Nova de Anha.

(4) Homenagem Personalidade, na “Preservação da Identidade e Memória Coletiva do Povo de Vila Nova de Anha”:

Com o Mar no olhar e um sorriso malandro,

Miudinha, mas de mãos fortes e saudade no peito

Mulher de um passado, teimosamente presente

Mulher do mar

Carrega com ela uma herança que nos pertence a todos

Que todos temos o dever de manter viva e louvar.

A Teresa da Pisca tem sempre a porta da casa aberta e dentro das suas paredes guarda tudo que o mar lhe deu. Um património que nunca se recusou a pôr ao serviço da sua freguesia. E ao longo de anos e anos, levou com ela, pelas ruas de Anha e de Viana, gerações a cantar e a representar o que o mar tão bem lhe ensinou.

A Teresa é da geração de mulheres fortes, trabalhadoras, protetoras, cuidadoras, a geração “das Bravas”. 

Se hoje, dia 09 de julho, estamos aqui a comemorar a XXXVII aniversário da Elevação de Anha à Vila, devemos a uma geração de gentes “Bravas” como a da Teresa.

Hoje homenagear a Teresa Sampaio com a Homenagem Personalidade, pela Preservação da Identidade e Memória Coletiva do Povo de Vila Nova de Anha, é também homenagear todas as mulheres de Anha.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.