Comemorações do Tratado de Limites assinaladas em Viana

Na tarde desta terça-feira, a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo acolhe a conferência sobre as comemorações dos 160 anos do Tratado de Limites entre Portugal e Espanha. Militares, autarcas e estudiosos marcaram presença para afirmar que “a fronteira é uma questão de cooperação” entre os dois países.

O professor de Geografia Humana da Universidade do Minho, Luís Moreira, apresentava o caso da fronteira Madalena-Lindoso. O catedrático aludia ainda à fronteira de Portugal-Espanha, que tem uma extensão de 300 quilómetros e onde foram identificados mais de 18 conflitos.

A delimitação sugerida pelo alto-minhoto Sebastião Lopes de Calheiros e Menezes ainda hoje permanece. Contudo, o professor manifestava que “as fronteiras não estão permanentemente encerradas, estão adormecidas como os vulcões”, salientava Luís Moreira.

O coronel Teodoro dava conta da parceria entre Portugal e Espanha no levantamento topográfico das áreas de fronteira. “Existe entre nós uma forte camaradagem. Hoje mesmo estão duas equipas a trabalhar em Tourém, Montalegre”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.