No passado dia 04 de novembro, pelas 17h30, a Comissão de Festas recebeu a nova presidente do executivo, Helena Brito, que se fez acompanhar dos membros do Executivo António Rui Viana, António José Basto e Manuel José Cadilha.
A reunião realizou-se a pedido da Comissão de Festas e teve lugar na sua sede, sita na rua de Santa Cristina. O objetivo da reunião foi o de um primeiro encontro para o conhecimento mútuo e a abordagem da realização das Festas da Meadela, em honra de Santa Cristina, que se realizam no primeiro domingo do agosto de cada ano e que sempre vem contando com o apoio da autarquia, quer no campo da logística, quer noutros apoios, todos eles considerados indispensáveis nas palavras do seu atual presidente, para a realização das festas no atual figurino, que conta já com mais de seis décadas.
A nova presidente, depois de se inteirar sobre a colaboração que é habitual ser prestada pela autarquia, reafirmou a disponibilidade desta em continuar a conceder os apoios que vinham sendo conferidos às Festas da Meadela, pelos executivos anteriores.
Reunião da Assembleia-geral
Entretanto, no passado dia 05, teve lugar uma Assembleia-geral da Comissão de Festas, em que foi reafirmada a decisão da realização das Festas 2022, desde que não sejam impedidas pela pandemia e cuja primeira tarefa é a criação do designado “Sorteio das Festas” para obtenção dos primeiros fundos para a realização das mesmas e a delineação do programa/orçamento para a sua realização, cujos dias principais ocorrerão a 05, 06 e 07 de agosto.
Praça Linha Vale do Lima
Estão em curso obras para o alargamento do espaço da feira nos topos nascente e poente da Praça para aumentar o espaço da feira e evitar a ocupação, por camiões, dos feirantes na parte da zona de relva, face à escassez de espaço.
Segundo fonte do Executivo da União de Freguesias, estes trabalhos foram decididos ainda na vigência do anterior Executivo da Câmara Municipal, e da União de Freguesias (Santa Maior, Monserrate) e Meadela.
União de Freguesias
A União de Freguesias (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, fez sair uma comunicação pela qual são informados todos os munícipes da área da Meadela, que desejem apresentar qualquer assunto ao Executivo, relacionado com a área da Meadela, que todas as terças-feiras estará um membro do executivo para atender no horário normal de funcionamento da secretaria da Junta de Freguesia.
Abertura do Ano Escutista
Decorreu no passado dia 16 de outubro a abertura do ano Escutista, que teve lugar na freguesia da Meadela, onde estiveram reunidos mais de 1300 escuteiros, que ao fim da tarde desfilaram pelas ruas da Meadela, encabeçados pela Fanfarra dos Escuteiros da Meadela, (Agrupamento 348) rumo ao local de reunião na Rua Padre Alfredo Guerreiro, junto à igreja paroquial, onde decorreu a cerimónia de abertura do Ano Escutista 2021/2022 e onde estiveram presentes, como convidado, a presidente da União de Freguesias de Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela; o Pe. Xavier Moreira e Brito; as vereadoras Dr.ª Carlota Borges e Eng.ª Fabíola Oliveira; o assistente regional do CNE e o Monsenhor Manuel José Azevedo Vilar, pároco da Meadela, fundador e Assistente do Agrupamento 348 da Meadela.
Durante as cerimónias protocolares foi atribuída ao Monsenhor Manuel José Azevedo Vilar, Chefe e Assistente do Agrupamento 348 da Meadela, por proposta do Agrupamento da Junta Regional de Viana do Castelo, a distinção de agradecimento com a “Cruz de São Jorge de 1. ª Classe – Ouro”, pelos relevantes serviços prestados ao CNE durante 50 anos e pelo seu empenho em concretizar a sede do agrupamento. Lembrando ainda a disponibilidade e apoio espiritual, sendo uma verdadeira referência e um exemplo a seguir.
Recorde-se que o Agrupamento 348 da Meadela, cujo fundador foi o Monsenhor Vilar conjuntamente com o Chefe Rego, já falecido, celebrou este ano 50 anos de existência.
Parabéns Monsenhor Vilar por mais esta merecidíssima distinção pública pelo seu entusiasmo e dinamismo como escuteiro “Sempre Alerta” e como padre.