Comissão de Festas já trabalha nas festas

Terminadas as festas 2023 em honra de Santa Cristina, aprovadas as contas, a respetiva ata de encerramento das Festas 2023, e realizada a reunião de balanço, em que foi registado o brilho que as mesmas atingiram, pela unanimidade dos testemunhos, quer por parte  dos elementos da Comissão de Festas, quer pelo eco recebido dos meadelenses, tendo sido recuperado o brilho dos anos anteriores à pandemia, a Direção da Comissão de Festas já trabalha para as Festas  2024, dado a necessidade de atempadamente se efetuar o necessário orçamento, que possibilitará a celebração dos necessários contratos com os prestadores de serviços.

Como é do conhecimento dos meadelenses, os Estatutos da Comissão de Festas contemplam eleições de dois em dois anos, para o presidente da Direção que escolhe os restantes elementos que compõem a Direção. A eleição do atual presidente António Fernandes ocorreu no passado ano, pelo que a atual Direção se mantém em funções por mais um ano.

Acresce referir que a convite do presidente da Direção, assumiu funções de vogal o membro da Comissão de Festas, Vitor Manuel Lima Silva, que pertencia à anterior Direção e foi durante vários anos membro e secretário da Direção.

A próxima reunião da Assembleia-geral da Comissão de Festas terá lugar no dia 03 de novembro, além de outros pontos da agenda, serão entregues os designados “Cartões das Festas 2024”.  

Aniversário da ordenação sacerdotal

No passado dia 14 de setembro, em que a Igreja Universal celebrou “a Festa da Exaltação da Santa Cruz”, o nosso pároco, Monsenhor Vilar, celebrou o 56.º aniversário da sua Ordenação Sacerdotal, 54 dos quais ao serviço do povo cristão da paróquia de Santa Cristina da Meadela. Para celebrar a efeméride foi celebrada uma Eucaristia de Ação de Graças, às 18h30, na igreja paroquial.

Monsenhor Vilar fez toda a sua formação teológica no Seminário de Nossa Senhora da Conceição e Conciliar de Braga, sendo ordenado padre no dia 14 de setembro de 1967, na Cripta do Sameiro, Diocese de Braga, sendo a “Missa Nova” celebrada no dia 24 de setembro de 1967, na sua terra natal, Nogueira, celebrada com grandiosidade e em clima de festa. 

Nomeado coadjuntor da paróquia de S. Vicente, na cidade de Braga, ali permaneceu cerca de dois anos, até ser nomeado pároco da paróquia de Santa Cristina da Meadela, onde entrou solenemente e recebido em festa a 12 de outubro de 1969, onde permanece como pároco, já lá vão 54 anos, para agrado dos meadelenses.  

Aniversário LIAM

Fundada na Paróquia de Santa Cristina da Meadela, a 14 de outubro de 1949, a LIAM – Liga Intensificadora de Ação Missionária –  celebrou, no passado dia 14 de outubro, o 74.º aniversário, tendo sido recordado esse dia, na celebração da Eucaristia, das 18h30, e realizada uma Assembleia, para todos (as) Liamistas da Paróquia, no dia 15, pelas 14h30, no Salão de Festas do Centro Paroquial.

Refira-se que a LIAM proporciona, na paróquia, um tempo de oração mensal ao Santíssimo Sacramento, pelo aumento das Vocações Sacerdotais e Religiosas e tem uma ação preponderante na sensibilização para a necessidade de vocações consagradas.

A LIAM é um dos movimentos laicais mais antigos em Portugal. Foi fundado, em Fátima, a 13 de maio de 1937, celebrando este ano 86 anos de existência. É um movimento de leigos que procura dar visibilidade e vivência à dimensão missionária da nossa Igreja em Portugal e ao mesmo tempo apoiar a Missão que se faz além-fronteiras.

A Conferência Episcopal Portuguesa aprovou os Estatutos em 2003. Hoje são mais de 320 grupos paroquiais que se reúnem para rezar, refletir, organizar campanhas e concretizar iniciativas solidárias.

Estes grupos de missionários procuram dar corpo ao pedido lançado em 2010 pelos bispos portugueses para que fizéssemos da nossa Igreja uma Igreja mais missionária. A História do Movimento Liamista continua a ser escrita. Nela entram centenas de grupos e milhares de pessoas, experiências de fé, gestos de generosidade e de silêncio que não são captados pelas fontes de informação nem de qualquer historiador.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.