Comissão de Justiça e Paz já está em funcionamento

José L. Carvalhido da Ponte preside à Comissão Diocesana de Justiça e Paz. A cerimónia de tomada de posse ocorreu ao final da tarde do último dia 29 de setembro, no Museu de Artes Decorativas, na presença dos restantes seis membros da Comissão.

A cerimónia de tomada de posse contou com a intervenção do bispo da Diocese, D. João Lavrador, que apelou à participação dos membros escolhidos para colmatar as necessidades de uma sociedade “mergulhada no medo”. 

“É vasto o horizonte, são profundas as raízes dos problemas a necessitar de investigação e solução”, dizia o Bispo da Diocese. D. João Lavrador acrescentava: “são gritantes as desigualdades e as situações de marginalidade, mas são fortes a vossa coragem, inteligência, fé e amor em benefício da dignidade humana e do bem comum”. 

O presidente da Comissão explicava que “o sr. Bispo não queria uma Comissão cinzenta, antes um espaço de reflexão”. Carvalhido da Ponte informava que escolheu cinco leigos para o acompanhar: Ana Lopes Lima, António Ramos Fernandes, Maria Viana Bastos, Sónia Araújo Rodrigues e monsenhor José Caldas Esteves (assistente eclesiástico). “Os cinco leigos não nos propomos a ser geradores de perfeição, mas acreditamos que a justiça e a paz são o centro”, salientava. 

A Comissão terá como missão promover, “o estudo e a divulgação da Doutrina Social da Igreja”; “promover colóquios, jornadas ou seminários”; “estudar os diversos problemas sociais e culturais”; “analisar com critério evangélico as correntes de pensamento que interferem na sociedade e propor um diálogo sereno e objetivo em benefício da dignidade humana e do bem comum” e “oferecer aos diversos organismos que atuam no domínio da marginalidade, da pobreza e da exclusão os princípios orientadores da Doutrina Social da Igreja”.   

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.