No domingo, dia 11 de julho, a pedido do presidente da Junta da União de Freguesias de Barroselas/Carvoeiro, Rui Sousa, realizou-se um encontro informal, nas antigas instalações do Grupo Cénico de Barroselas, com os membros da Comissão de Combatentes de Barroselas.
Marcaram presença, Manuel Barbosa, presidente; Manuel Costa Pereira, secretário; Sebastião Gonçalves, tesoureiro; os vogais, António Ferros Pereira, Sebastião Barbosa, Boaventura Telheiro e o porta-voz da Comissão, Rogério Pereira. O presidente da Junta começou por informar os presentes que decidiu recandidatar-se ao cargo nas próximas eleições, dado que neste mandato não conseguiu concretizar as obras que tinha planeado, entre elas a adaptação do edifício da Casa do Povo, a novas valências, e que já está em obras.
Questionado sobre o destino dos prédios envolventes da Casa do Povo informou que o prédio da antiga Sopa dos Pobres será desmontado e erguido nos terrenos do Passal, da igreja paroquial, para ser usado no apoio às atividades da paróquia. E o prédio da Columbofilia será transferido para os terrenos, que a Junta possui, nas imediação do Parque Desportivo da Rocha.
Refira-se que a adaptação do edifício da Casa do Povo, que há cerca de duas dezenas de anos já é propriedade da Junta de Freguesia, pela sua volumetria será a obra de Barroselas que marcará o século XXI. O século XX foi marcado pela construção do Parque Desportivo da Rocha, propriedade da Associação Desportiva de Barroselas.
Pelo porta-voz da Comissão dos Combatentes foi dado o aval aos presentes e seus familiares o apoio à candidatura de Rui Sousa, para mais um mandato, que nos termos da lei eleitoral em vigor será o último.
A terminar, o secretário da Comissão lembrou que está a escrever o historial do Monumento aos Combatentes, o mais pormenorizado possível, com o nome dos artistas que intervieram na sua construção, bem com as contas de receita e despesa, registo dos donativos, nome dos convidados presentes na inauguração, etc. O presidente da Junta prometeu apoiar esta iniciativa.
Na despedida, Rui Sousa agradeceu a presença de todos naquela reunião, que classificou de muito positiva e teve palavras de agradecimento e incentivo ao trabalho que a Comissão de Combatentes tem vindo a realizar.
Seja-nos permitido referir que o trabalho de Rui Sousa, na Junta de Freguesias, ficará marcado nos anais da história da antiga Capareiros, pela obra de adaptação da Casa do Povo, porque marcará positivamente a sua ação, em prol do progresso das freguesias de Barroselas e Carvoeiro.