Comissão Europeia distingue WET como “success story”

O projeto Watersports Enhanced Together (WET), que contou com o Surf Clube de Viana como parceiro-chave, foi distinguido, recentemente, como “success story” pela Direção-Geral para a Educação, Juventude, Desporto e Cultura da Comissão Europeia.

“Success stories” são “projetos finalizados que se distinguiram pelo seu impacto, contributo para a formulação de políticas, resultados inovadores e/ou abordagem criativa e que possam ser uma fonte de inspiração para outros”.

Como consequência desta condecoração, o projeto WET terá grande visibilidade e reconhecimento em sites da Comissão Europeia, nos media, na preparação de documentação para conferências ou outros eventos com grande participação.

Para João Zamith, presidente da Direção do Surf Clube de Viana, “é um orgulho ser parceiro de um projeto que mereceu o alto reconhecimento de uma entidade autónoma europeia e um grande incentivo para continuarmos a desenvolver o nosso trabalho. Por outro lado, este reconhecimento, ao permitir a ampla divulgação do WET, possibilita que seja replicado por outras entidades e noutros territórios”.

Todas as atividades realizadas na “Princesa do Lima”, no âmbito do WET, tiveram a Câmara Municipal de Viana do Castelo como principal parceiro local. Tendo mesmo o presidente da autarquia vianense sido convidado a participar no seu seminário final, que teve lugar em Bruxelas no início do ano passado, no qual apresentou o projeto Náutica nas Escolas.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, considera ser “um orgulho ver uma instituição vianense ser agraciada por um projeto a nível europeu”.
“Trata-se de um justo reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo dos anos pelo Surf Clube de Viana em parcerias europeias, o que demonstra a sua visão estratégica e a sua maturidade em relação às questões da juventude na Europa”, acrescentava.

WET promove inclusão dos desfavorecidos no desporto náutico

O Surf Clube de Viana foi um parceiro-chave do projeto “Watersports Enhanced Together” financiado pelo Programa Erasmus+ Sport, que visou promover, aumentar e desenvolver a prática do desporto náutico, especialmente junto de todos aqueles que se encontrassem em risco de isolamento ou de exclusão económica e social, melhorando a sua saúde através da atividade física.

Este projeto, que surgiu no seguimento da visita dos membros do Conselho de Gestão do European Network of Outdoor Sports (ENOS) a Viana do Castelo em 2014, envolveu um trabalho colaborativo de seis parceiros: Sport Northern Ireland (Reino Unido); Suo-men Latu (Finlândia); Waterways Ireland (Irlanda); Institut Nacional d’Educació Física de Catalunya (Catalunha); Surf Clube de Viana (Portugal); e National Sports Academy “Vassil Levski” (Bulgária).

O WET foi desenvolvido sob a bandeira do ENOS, que reúne um conjunto de organizações para promover e desenvolver o desporto ao ar livre ao nível europeu.
Também sob a égide do ENOS, Viana do Castelo vai acolher, de 24 e 26 de setembro de 2019, a quinta edição do Outdoor Sports Euro´Meet.

Este, que é um dos maiores eventos de desporto outdoor da Europa, visa promover e tangibilizar o acesso aos desportos de ar livre.

O Euro’Meet 2019 destaca-se também por estar associado à Semana Europeia do Desporto e pelo University Watersport Camp, um programa inovador que permitirá a estudantes universitários europeus uma experiência náutica única e inclusiva em Viana do Castelo.
(SCV/Imprensa)

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.