A Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo vai estar no final da semana em Paredes de Coura para fazer vários espetáculos.
‘AmarAmália’, de Vasco Wellenkamp, vai ser apresentado a próxima sexta-feira, 29 de setembro, às 22h, e ‘Pic Nic’, de Cláudia Sampaio, a 1 de outubro, pelas 15h30. A companhia vai dinamizar também um workshop de dança para crianças/jovens, no sábado, 30 de setembro, no Centro Cultural.
“Uma oportunidade única para ver uma das melhores companhias de bailado contemporâneo, ao ponto do ‘AmarAmália’, em 2004, ter sido considerada pelo prestigiado jornal New York Times “entre o que melhor se viu na temporada”, da mesma forma que venceu o prémio do público para melhor espetáculo de dança na Holanda com ‘Fado, Ritual e Sombras’”, refere fonte da organização.
A Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo foi fundada em 1998 por Vasco Wellenkamp e Graça Barroso, foi criada como uma Companhia de Repertório original, na linha técnica e estética do Ballet Gulbenkian. Até ao presente, estreou mais de oitenta obras. Desde a sua fundação tem atuado não só por todo o país, mas também na programação de vários teatros internacionais, tais como: Brasil; Itália; Espanha; Áustria; Alemanha; Luxemburgo; EUA; China; Israel; Holanda e Coreia do Sul.
Foi considerada pelo New York Times “entre o que melhor se viu esta temporada” no ano de 2004, com a peça AmarAmália; venceu o prémio do público para melhor espetáculo de dança na Holanda com Fado, Ritual e Sombras e em 2011, três dos seus bailarinos integraram a lista dos cem melhores bailarinos do mundo por um Júri Internacional reunido em Londres.