“Compre em Viana, apoie o Comércio Local” é o nome para a campanha esta semana apresentada e que é dinamizada pela Câmara Municipal e Associação Empresarial de Viana do Castelo. Visa promover a confiança e a segurança na restauração e no alojamento, bem como no comércio local, atraindo locais e turistas e a pensar na época estival que está prestes a iniciar-se.
Conforme referiu o presidente da AEVC, o principal objetivo é, através de forma visual, de outdoors, mupis ou letreiros visuais “transmitir confiança e segurança, que se pode voltar a consumir no comércio tradicional e a apreciar a gastronomia, porque as nossas empresa estão devidamente adaptadas com todas as normas de orientação da Direção Geral da Saúde (DGS)”. Cunha Júnior garante que há “completa segurança” e que todos os estabelecimentos estão adaptados às novas regras.
No mesmo sentido aponta o edil vianense, sublinhando as campanhas temáticas que vão ser promovidas na região e, depois, na Galiza, no sentido de, além dos vianenses comprarem localmente, se atraírem mais visitantes a Viana do Castelo. José Maria Costa lembra o período difícil que se vive, em consequência da pandemia, com os setores da restauração e hotelaria a serem dos que mais têm sofrido as consequências. Por outro lado, sublinha a qualidade que o comércio vianense já oferece nos diversos setores, designadamente no dos trajes regionais, no do ouro, no artesanato, na doçaria e na restauração.
ESPLANADAS ONDE NÃO ERAM AUTORIZADAS
Dada a situação excecional que se vive, este verão vai haver esplanadas em espaços públicos onde normalmente não eram autorizadas; inclusive em vias onde, até agora, se regista circulação automóvel.
“Vamos lançar uma postura excecional para este momento excecional. Permitir que os cidadãos do centro histórico tenham lugares alternativos de estacionamento, procurando que esses espaços que, normalmente, usavam para estacionar as viaturas, possam ser utilizados pelo comércio e restauração, aproveitando o bom tempo e o verão”.
Esta campanha está inserida na iniciativa “Havemos de ir a Viana” e inclui o selo “Comércio Seguro”, o qual já integra 1200 estabelecimentos. Através deste (selo) garante-se que o estabelecimento está a cumprir todas recomendações de prevenção da Covid-19, emanadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Os kits, que incluem o selo, são atribuídos mediante a assinatura de uma declaração de compromisso e incluem um guia com as recomendações da DGS.