Concelho de Viana tem primeiro caso com Covid-19

Um professor da escola EB/S de Barroselas de 60 anos é o primeiro caso com Covid-19 do concelho de Viana do Castelo. A informação está a ser avançada pela agência Lusa, que cita a diretora do Agrupamento escolar.

Teresa Almeida confirma a informação e adianta que os professores e alunos que tiveram contacto com o professor infetado já foram contactados para tomarem as medidas preventivas.

Ontem tinham sido confirmados quatro casos no distrito de Viana do Castelo. Um homem de 64 anos de Monção e três pessoas naturais de Arcos de Valdevez.

A  Comissão Municipal da Proteção Civil de Monção reuniu ontem na Biblioteca local e decidiu implementar algumas medidas:

  • Criação de um gabinete de apoio permanente para acompanhar a evolução da situação epidemiológica, constituído pela Câmara Municipal, Comandante e presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários e Comandante da GNR.
  • Realização de exames em laboratórios privados para as forças de emergência e segurança.
  • Disponibilização de espaços para isolamento em caso de emergência.
  • Sensibilização dos proprietários dos estabelecimentos comerciais para o cumprimento da restrição de horários e limitação de um terço da capacidade no seu interior, de acordo com a normativa do governo.

O homem de Monção foi levado para as urgências de Viana do Castelo pelos Bombeiros locais obrigando a que cinco elementos da Corporação ficassem em quarentena. “Elementos da corporação dos bombeiros voluntários, que contactaram e transportaram o homem à urgência do hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, estão em quarentena”.

Hoje estão identificados 245 casos, mais 76 do que os contabilizados no sábado, e os casos suspeitos são agora 2271.

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), dos 2271 casos suspeitos, 281 aguardam resultado laboratorial.

Há ainda 4592 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde, menos do que no sábado (5011).

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.