Concerto solidário de Natal pelos The Oafs

Chamados a intervir, solidariamente, a favor de uma causa, os “THE OAFS” responderam positivamente e, assim, no próximo dia 23, pelas 21h30, atuarão no Teatro Municipal Sá de Miranda, revertendo as verbas resultantes deste concerto a favor da associação de defesa dos animais “VILA ANIMAL”. Neste espetáculo, interpretarão temas dos seus dois álbuns e abrirão um pouco a porta ao seu novo trabalho que, se tudo correr como o previsto, sairá no primeiro semestre do próximo ano. Como eles próprios dizem: VAMOS TERMINAR 2019 A DAR MÚSICA E VOZ A UMA CAUSA EM QUE TANTO ACREDITAMOS.

No dia 21 de dezembro, na igreja paroquial de Vila Franca, pelas 21 horas, patrocinado pela Junta de Freguesia e que conta com a participação de alunos da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Vila Franca, atua o grupo 4PORARTE.

Os “THE OAFS”
Em 2013, Afonso Carvalhido, clarinete, percussão e voz, com conhecimentos adquiridos na escola Zé Pedro; Eva Gomes, voz, guitarra e percussão; João Dias, guitarra e voz, e Raul Carvalho, baixo e voz, decidiram juntar-se e criar os “THE OAFS”. Detentores de gostos musicais diversos, estes quatro jovens, naturais e residentes em Vila Franca, influenciados por músicos como Bob Dylan ou os Pink Floyd, Radhiohead, Muse, Damien Rice ou Mumford & Sons, encontraram nos estilos Indie e Folk, a forma de ir junto de cada um e interagir com todos, de uma maneira simples e descontraída, no sentido de uma libertação capaz de aproveitar e viver a sua música. Com um espírito desajeitado, como o próprio nome do grupo indica, têm espalhado a sua mensagem musical pelo país e estrangeiro, onde tiveram a possibilidade de partilhar palcos com artistas como mestre Adolfo Toyoda, Xavier Diaz, Galandum Galandaina, António Zambujo, Mú Mbana, Susana Seivanne, Laurent Boutros, Samuel Úria, Eishan, Cumpania Algazarra, Capicua, Peregrino Gris, Expensive Soul, entre muitos outros.

No princípio eram os “covers”, músicas de outros autores que, com pequenos arranjos, preenchiam as suas atuações. Nos dias de hoje, sem pretender fugir às suas origens, os THE OAFS são uma banda que interpreta e divulga as suas próprias músicas e os seus concertos são, salvo raras exceções, totalmente preenchidos por originais. Com o seu último trabalho na fase final, este grupo conta com a publicação de dois álbuns. O primeiro, de 2015 e intitulado “Mr. J” tenta, através de uma história fictícia, ir ao encontro das histórias reais do quotidiano social. O segundo CD, de 2016, com o título “My Scars and Stories”, continua com a contagem de histórias e desabafos. É dedicado às suas avós e conta, no interior da capa, com a imagem da avó dos três elementos do sexo masculino.

Tendo a música como um hobby, há alguns momentos de maior significado nas suas atuações como na cerimónia de apresentação pública do livro sobre a Festa das Rosas, intitulado “DENTRO DE UM CESTO DE ROSAS” da autoria do nosso conterrâneo, Dr. Raúl Pereira ou, mais recentemente, a sua participação no festival Viana Bate Forte, realizado no pretérito mês de setembro, na nossa bela cidade de Viana do Castelo. Há, porém, uma atuação que cavou fundo nestes jovens músicos, não pelo aspeto financeiro mas por toda a envolvência do mesmo: O “YILIAN INTERNATIONAL ART FESTIVAL” realizado em novembro de 2017, em Taiwan. Um festival de música envolvendo países dos 5 continentes que permitiu, durante duas semanas, uma grande e enriquecedora convivência cultural e onde, acompanhados da sua música, se deslocaram e atuaram, em várias instituições taiwanesas.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.