A comissão de festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia decidiu este ano deixar a criatividade falar mais alto e não colocou qualquer tema obrigatório para a elaboração do cartaz da festa de 2019, cujo concurso, nacional e internacional, já está a decorrer.
“Todos os anos colocamos um tema como base, obrigatória, do cartaz que vai anunciar a Romaria em todo o mundo. No entanto, e como a nossa festa também se faz de inovações, decidimos que este ano a criatividade é total, não há qualquer requisito obrigatório, além de, como é óbvio, retratar a Romaria e tudo à sua volta”, explica a comissão de festas.
Assim, o regulamento do concurso deste ano, já disponível no site da Vianafestas, (www.vianafestas.com), define apenas que visa “selecionar um cartaz original que divulgue a Romaria Sra. d’ Agonia a nível Nacional e Internacional”, sendo aberto a “todos os interessados que desejem concorrer quer individualmente, quer em equipas”.
Este concurso está aberto até às 17h do dia 30 de abril e cada concorrente, nacional ou estrangeiro, pode apresentar até duas propostas de cartaz.
Há várias décadas que o cartaz é a imagem que corre os quatro cantos do mundo para divulgar a Romaria d’Agonia.
O regulamento define ainda que “as propostas de cartaz pertencem à VianaFestas até à publicação das mesmas na exposição dedicada ao efeito”, pelo que os autores não podem, até essa data, divulgá-los através de qualquer meio.
Nos critérios de avaliação, o júri, composto por nove representantes de entidades de Viana do Castelo, a VianaFestas, a Comissão de Festas, a Real Irmandade de Nossa Sra. d’ Agonia, a Escola Superior de Educação, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, a Associação Empresarial de Viana do Castelo, a empresa Rui Carvalho Design, a Associação dos Grupos Folclóricos Alto-Minho e a Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, que vão premiar a “eficácia da mensagem, a originalidade e criatividade, a qualidade técnica e estética”.
O vencedor receberá um prémio pecuniário no valor de 500 euros e terá a sua criação espalhada pelo mundo para apresentar a maior romaria portuguesa.
“Anualmente, neste modelo de concurso, recebemos algumas dezenas de propostas e este ano, com um critério mais abrangente e mais responsabilidade à veia artística de cada criador, esse número naturalmente deverá aumentar”, explica a comissão de festas.
Desde 2010 que o cartaz oficial da Romaria é escolhido através de concurso e em 2016, pela primeira vez, a autoria ultrapassou as fronteiras portuguesas.
Em 2019, a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia decorre, em Viana do Castelo, de 16 a 20 de agosto.