No passado dia 29 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eng.º José Maria Costa, assinou um protocolo com a Conferência Vicentina da Meadela e outras duas Conferências Vicentinas, a de Barroselas e a do Senhor do Socorro, Areosa, que permite ao Município apoiar a aquisição de três viaturas de apoio ao serviço prestado pelas três Conferências Vicentinas do concelho.
O protocolo implica um apoio global de 48 mil euros por parte da autarquia, distribuídos pelas três Instituições. A sessão de assinatura contou com a presença da vereadora da Coesão Social, Dr.ª Carlota Borges, tendo estado presente pela Conferência Vicentina da Meadela, a presidente Alexandrina Lima, que assinou o protocolo.
Na circunstância, o presidente da autarquia destacou o trabalho inexcedível das Conferências Vicentinas, realçando “a entrega e a dedicação” dos voluntários que têm ajudado a suprir necessidades que a pandemia da Covid-19 veio acentuar.
Assim cada Conferência Vicentina receberá um valor de 16 mil euros para cada viatura, o que perfaz um subsídio total de 48 mil euros ao Conselho Central de Viana do Castelo da Sociedade de São Vicente de Paulo.
De salientar que a Conferência Vicentina é uma Instituição que se preocupa com a promoção do homem na sociedade, no respeito pela dignidade de cada pessoa humana, tendo a sua missão direcionada para junto das famílias mais desfavorecidas disponibilizando: alimentos, brinquedos, roupa e calçado, mobília e eletrodomésticos que lhes são doados.
Para que esta sua meritória e em muitos casos indispensável ação era muito necessário possuírem um meio de transporte própria para vencer as distâncias que são necessárias para a recolha e distribuição de bens a doar.
Nas palavras do presidente da autarquia, um dos objetivos deste protocolo é que estas viaturas contribuam para facilitar e melhorar a intervenção eficaz junto de famílias e cidadãos em situação de vulnerabilidade ou elevada carência.
As Conferências Vicentinas assumem-se e são Associações de Cristãos, leigos e vocacionadas para o auxílio aos mais carenciados e hoje em dia, consideradas associações de solidariedade social.
Congratulamo-nos com esta iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que sabemos vem colmatar uma premente necessidade da Conferência Vicentina da Meadela, que assim vê minimizadas as dificuldades da sua meritória ação a favor dos mais necessitados.
DADORES DE SANGUE
A Associação de Dadores de Sangue da Meadela, promove no próximo dia 19, na sede da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, mais uma recolha de sangue, entre as 15h e as 19h, esperando como sempre com a adesão dos Dadores de Sangue, para que, com um seu gesto altruísta, ajudem a garantir que não falte o sangue nos nossos hospitais.
A Associação sempre vem referindo: o sangue não se fabrica, só se obtém através da doação generosa e altruísta dos seus dadores.
FALECIMENTOS
Abril
Dia 24 – Quitéria Lima Mesquita, de 74 anos de idade, “emigrante em França”, residente na Estrada da Papanata; Santa Maria Maior, Viana do Castelo.
Maio
Dia 07 – Albertina Dias da Costa Figueiredo Peixoto, de 88 anos de idade, residente na Praça General Barbosa, (Lar de S. Tiago), Santa Maria Maior, Viana do Castelo.
Dia 14- Madalena Nunes, de 90 anos de idade, residente na rua das Caramonas, Meadela.
Dia 15 – Rosa Rodrigues Moreira, de 100 anos de idade, residente na rua João Martins Viana, Meadela.
Dia 17 – Amaro Fernandes da Silva Ramos, de 91 anos de idade, residente na rua do Calvário, Meadela.