Consignada empreitada para ampliação da rede de drenagem de águas

A água é um dos mais importantes recursos naturais do Planeta, sendo indispensável para a manutenção da vida e dos ciclos biológicos responsáveis por manter os ecossistemas em equilíbrio.

As águas residuais, muitas vezes chamadas de esgoto, compreendem todo o volume de água que teve as suas características naturais alteradas após o uso doméstico, comercial ou industrial que contém agentes contaminantes e potencialmente prejudiciais à saúde humana e à natureza de modo geral.

O tratamento das águas residuais é um processo essencial para garantir a preservação ambiental e a manutenção da saúde humana. Para que menores quantidades de água sejam desperdiçadas, é fundamental que políticas públicas de tratamento sejam implementadas, bem como projetos de consciencialização da população.

Foi tendo consciência da importância do tratamento das águas residuais que a Câmara Municipal de Viana do Castelo destinou 2,693 milhões de euros para garantir obras de ampliação da rede de drenagem de águas residuais em oito freguesias do concelho.

Foi com grande satisfação que o presidente da junta de Cardielos e Serreleis, Manuel Castilho, viu uma tranche significativa desse dinheiro, 1,361 milhões de euros, ser destinada às freguesias de Cardielos e Serreleis que há mais de duas décadas esperavam ser contempladas. Em 2017/18 tinha sido feito um pequeno troço de 700m entre a estrada nacional 202, junto ao café Neiva, e a rua do Loureiro, próximo da Junta de Freguesia de Cardielos.

Nesta fase serão contempladas as ruas: da Calçada; Azenha; Lage Grande; Bárrio de Cima; Liberdade; Barqueiro; José Maria Pereira de Castro; Carreiras Cova; Padre Cândido Castilho; Maria José Tasso de Sousa; Monsenhor Joaquim Vilar; Reguengo; Duas Bicas; Barco do Porto; Porto; Linha Vale do Lima; Bárrio; Manuela Machado; Lamelas; Loureiro e Avenida da Igreja, em Cardielos.

Para Serreleis está previsto no orçamento camarário 552 000,00 euros contemplando a ligação de 115 fogos e uma população estimada de 293 pessoas. No mesmo orçamento está contemplada uma verba de 765 000,00 euros para Cardielos prevendo-se a ligação de 190 fogos, beneficiando 473 pessoas.

Esperamos que as justas aspirações da restante população de Cardielos e Serreleis, em ser abrangida pela rede de drenagem de águas residuais, se concretize a curto prazo.
Já está em curso a obra da criação de infraestruturas, nomeadamente a construção das estações elevatórias, duas das quais na freguesia de Cardielos e Serreleis e que conduzirão as águas residuais até a estação de tratamento de Fontão. Esta obra está a ser executada pelas águas do Norte.

Recentes intervenções
– Requalificação do cemitério de Cardielos, sendo removido e colocado novo piso nos talhões A, B, C, D, E, F. Nos talhões G e H (parte nova) foram construídas 84 sepulturas.
– Pavimentação da rua Padre Manuel Couto Soares e do Moreno, em Serreleis, bem como limpeza e arranjo das bermas da rua do Reguengo.
– Limpeza da marginal do rio Lima, desde a Quinta Fresca até à foz do rio Lourente.

Bodas de Prata Sacerdotais
No passado dia nove, realizou-se uma missa campal, no adro da igreja, presidida pelo padre Domingos Vieira. A presença do padre Domingos deveu-se ao convite feito pelo nosso pároco, Tiago Rodrigues, para que o povo de Cardielos pudesse também associar -se à comemoração dos 25 anos de sacerdócio de um filho da terra. Para além dos representantes dos diferentes grupos da paróquia, foram muitas as pessoas que marcaram presença nesta celebração especial.

O padre Domingos nasceu em Cardielos, no lugar de Salgueiro, em 1971. Após ter realizado o 1.º ciclo, ingressou no seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga. Foi a partir do curso de Filosofia que se comprovaram as suas grandes capacidades, sentindo-se aliciado, no curso de Teologia, para a investigação científica. Merecidamente, chegou a bolseiro da Fundação Gulbenkian, em ordem ao aprofundamento superior dos estudos.

Ascendeu à ordem sacra de Diácono em 1994, na Sé de Viana, ministrada pelo Bispo Dom Armindo Lopes Coelho. Seguiu-se o seu ano Pastoral de estágio na freguesia da Meadela, dando também uma preciosa ajuda em Cardielos. A ordenação de sacerdote ocorreu em 30 de julho de 1995, também na Sé Catedral de Viana do Castelo e logo no dia 6 de agosto celebrou na Igreja paroquial de Cardielos a sua missa nova.

Continuou os estudos na Universidade Católica e em 1996 licenciou-se em Teologia.
Frequentou o Institut Catholic de Paris, como bolseiro da Fundação Glubenkian, onde em 2000 apresentou e defendeu a tese em Ética Teológica Fundamental, sob o tema “Comment Faire de la Morale” –“ Releitura cruzada dos dados de Bernard Harig , Marciano Vidal e Xavier Thévenot, em ordem ao grau de mestrado. Em 2001, no mesmo Instituto obteve a “ Capacité Doctoral”e em 2005, apresentou a tese de doutoramento em Theologie Moral Social”. Em2002 obteve a classificação de “ Master” em História e Antropologia das Religiões, na Universidade de Paris-IV Sorbonne onde em 2006 defendeu a tese de doutoramento em “História Moderna e Contemporânea”.

Tem várias publicações em livros, revistas, jornais e outros.

Atualmente, exerce a sua missão de sacerdote nas freguesias de Carreço e Afife.

O seu percurso de vida é um exemplo e um orgulho para todos nós e como forma de estima e reconhecimento, no final da Eucaristia, a Junta de freguesia e a fábrica da Igreja entregaram-lhe uma lembrança em nome de todos os paroquianos de Cardielos.

Fazemos votos para que o Padre Domingos continue, por muitos e longos anos, a exercer com a mesma sabedoria e brio a sua nobre missão.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.