O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, na madrugada do dia 12 de dezembro, encerrou um bar com cerca de 150 pessoas no seu interior, em desrespeito às medidas vigentes para a contenção da pandemia COVID-19, no concelho de Viana do Castelo, freguesia de Santa Leocádia de Geraz do Lima.
Na sequência de uma denúncia de ruído no referido estabelecimento, os militares da Guarda deslocaram-se para o local, tendo verificado que se encontravam cerca de 150 pessoas no seu interior. No estabelecimento, que funcionava fora do horário permitido, estava também a decorrer uma festa com a utilização de um espaço de dança não licenciado, em pleno desrespeito das medidas vigentes no âmbito da pandemia COVID-19.
No seguimento da ação foi dada ordem de encerramento ao estabelecimento, e todos os intervenientes foram identificados para se proceder à elaboração dos respetivos autos de contraordenação pela falta de observância do dever de verificação, por parte dos responsáveis dos estabelecimento, do certificado digital ou teste covid-19; e a 137 clientes por falta de observância do dever de apresentação e detenção de Certificado Digital COVID da UE nas modalidades de certificado de teste ou de recuperação ou de comprovativo da realização laboratorial de teste com resultado negativo.
Esta ação, que contou com a presença de 32 militares da GNR, teve o reforço dos Destacamentos Territoriais de Arcos de Valdevez e Valença e do Destacamento de Intervenção de Viana do Castelo.