Convívio e camaradagem foi o prato forte deste 12.º Encontro

Do programa deste ano constava uma sessão com distinções a uma Velha Glória do Clube – Fernandes Soares,  ao antigo Presidente do Clube e da Assembleia Geral, Teotónio Barreto, e o reconhecimento a título póstumo de uma figura incontornável do Clube – Armando Sousa, falecido em 2022,  um verde de honra, uma Romagem ao cemitério e o tradicional Convívio. 

A sessão iniciou-se este ano no Auditório do Museu de Artes Decorativas, com a  apresentação dos membros da  Comissão, pela voz de Rui Viana, que agradeceu a presença de todos . Agradecimento extensivo aos convidados presentes, designadamente o vereador do pelouro do Desporto da CMVC, Dr. Ricardo Rego e da presidente da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, Drª Helena Brito.  

 Seguiu-se a passagem de um documentário sobre o 11.º Encontro, realizado em 2022,  preparado pelo Gentil Morais, também ele antigo atleta do Clube, com a colaboração da Rádio Geice e do Pedro Xavier. E de imediato um outro documentário sobre os três distinguidos desta sessão, um trabalho do João Lomba. 

O membro da Comissão Organizadora, Amândio Silva, fez o elogio de Armando Sousa e de Teotónio Barreto, de quem foi colega nos Corpos Sociais do SCV e de trabalho, por sua vez Fernando Parente, também ele membro da Comissão Organizadora, fez a apresentação sobre a Velha Glória do Clube, Fernandes Soares, com quem chegou a jogar na mesma equipa.  Aos distinguidos foi entregue   uma placa  de homenagem, bem como um quadro com a foto do distinguido. Amândio Silva procedeu  à entrega ao irmão mais novo de Armando Sousa, a título póstumo., Fernando Maciel. Fernando Parente entregou a Fernandes Soares, e Rui Viana entregou a Teotónio Barreto, com a colaboração de Bertinho, também ele membro da Comissão Organizadora, e antigo atleta. 

Os distinguidos António Fernandes Soares e Teotónio Barreto usaram da palavra para agradecer a distinção. O primeiro referindo que não estava à espera que tal acontecesse, enquanto o antigo presidente Teotónio Barreto lembrou como chegou a presidente do Clube, quando ocorreu o falecimento do então presidente da direção o Dr. Sousa Gomes, tendo depois cumprido outros mandatos.

Em nome do distinguido Armando Sousa, usou da palavra o seu irmão Fernando Maciel que agradeceu a homenagem feita ao seu irmão nesta sessão, o qual se encontrava acompanhado de diversos familiares.

Usou da palavra o presidente da direção Rui Pedro, o qual em breve palavras referiu que o Clube vive um momento particularmente importante, porque os sócios vão ter que decidir o futuro do Clube, em termos de instalações desportivas. Vão ser chamados a dar a sua opinião e o seu voto, quanto à decisão a tomar.

De imediato foi dada a palavra à presidente da União das Freguesias de Viana do Castelo, Dr.ª Helena Brito, que agradeceu o convite, tendo ficado sensibilizada com a sessão que estava prestes a finalizar. 

A sessão finalizou com a intervenção do vereador do pelouro do desporto, Dr. Ricardo Rego, que enalteceu a realização destes Encontros, referindo a importância das decisões a tomar para o futuro do Clube, ou seja olhando o passado, mas perspetivando o futuro, para além de realçar as qualidades dos distinguidos.  Passamos a um verde de honra (oferecido por várias pastelarias, e outros estabelecimentos da nossa cidade), onde foi possível  uma conversa, apesar de curta dado os restantes compromissos do programa,  entre amigos que raramente se encontram, tendo em conta que alguns deles residem fora da cidade de Viana do Castelo, a alguns km de distância.

 Pelas  12h15 – ROMAGEM AO CEMITÉRIO MUNICIPAL – tendo sido colocada uma coroa de flores pelo presidente da direção, Rui Pedro Silva,  em homenagem a todos quantos serviram o Sport Clube Vianense. Usou da palavra Amândio Silva, que lembrou todos os que serviram o clube, na qualidade de atletas ou dirigentes,  adiantando que este é o local apropriado para se fazer o agradecimento  e respeitar as suas memórias , lembrando os muitos amigos desaparecidos, desde o Encontro do ano passado, tendo sido feito um minuto de silêncio. 

O Convívio continuou na Quinta da Presa, onde pelas  13horas  foi servido o almoço deste convívio. Uma primeira parte no lagar, volante e uma segunda parte no salão, já no conforto dos assentos, e onde o convívio nas mesas foi deveras muito salutar.

Foi altura de algumas intervenções, a primeira de Carlos Veiga Anjos que deu umas pinceladas sobre o papel da natação no nosso Clube, onde chegou a ser campeão regional e de Ilídio Brásio, antigo presidente da direcção, que enalteceu o papel do Clube ao longo destes 125 anos. 

 Com o objetivo da recolha de fundos, foi sorteado entre os participantes um quadro   oferecido pelo Carlos da Torre,  um reconhecido artista plástico, da nossa cidade,  tendo saído ao associado José Durães,  que fez questão de o oferecer ao Clube, tendo sido entregue ao presidente da direção.

Finalmente o antigo presidente da direção Teotónio Barreto, preparou uma ” queimada” para todos os presentes, com a colaboração de Fernando Cêpa, também ele um antigo atleta do Clube, na leitura do “esconjuro” que bem a saborearam.  

E Rui Viana nos agradecimentos convidou à participação no próximo Encontro, tendo de seguida sido entregue a todos os participantes uma lembrança a marcar a realização deste 12.º Encontro.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.