Convívio paroquial e festa da Profissão de fé

O dia do Corpo de Deus (solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo), foi este ano celebrado no pretérito dia 20, quinta-feira. Essa data é o escolhido para a organização de um encontro envolvendo a comunidade paroquial de Vila Franca. Instituído há cerca de 30 anos por organizações de âmbito católico e contando com a colaboração da Junta de Freguesia, este convívio tem perdido alguns participantes.

Se inicialmente constava de visitas a locais de forte influência católica como os santuários de São Bento da Porta Aberta ou da Sr.ª da Peneda, por exemplo, nos últimos tempos passou a realizar-se na zona do Barco do Porto, situada na área geográfica desta freguesia.

O facto de ter chovido na véspera e se prever instabilidade climatérica para a quinta-feira, reduziu de forma significativa os aderentes, limitados a umas dezenas de corajosos que não se amedrontaram com as condições menos apropriadas para este tipo de iniciativas. Contando a celebração de uma missa campal de manhã e a animação de um grupo de participantes, que alegraram o espaço com músicas e cantares tradicionais, os jogos, particularmente, de cartas, contribuíram também, para um convívio mais saudável.

FESTA DA PROFISSÃO DE FÉ
Recentemente, a comunidade paroquial engalanou-se para celebrar a festa da Profissão de Fé, antiga Comunhão Solene, de 16 meninas e meninos. Acompanhados dos pais, padrinhos e alguns convidados, que testemunharam um grande momento de fé destas crianças. Todos comprometeram-se a continuar a trilhar os caminhos da fé, de acordo com os ensinamentos que lhes foram dados pelos seus progenitores e, com mais intensidade, pelas catequistas nos três anos de catequese, sob o auspício do Revmo. Pároco José Luís.

Estão de parabéns todos os que direta ou indiretamente intervieram nesta festividade, mas, com uma singular particularidade, as crianças e as catequistas Inês Sousa e Elisabete Ferreira, que, além da preparação desta importante festa da Profissão de Fé, organizada sob o lema “Maria, mulher de fé e evangelização”, com empenho e dedicação prepararam estes meninos e meninas.

FALECIMENTO
No passado dia 20, com 90 anos de idade, faleceu Ermelinda dos Prazeres Lopes Beleza. Foi residente no Caminho dos Melos, nesta freguesia. Mãe de oito filhos, pessoa muito humilde, era, desde 2004, viúva de João Augusto Martins Vieira

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.