O vianense Manuel Cantamba Araújo visitou, aos 68 anos de idade, o 103º país. Foi no mês findo que, durante cinco dias, esteve de visita à Coreia do Norte.
Integrado num grupo de 19 pessoas, todas de diferentes nacionalidades, percorreu (de comboio e autocarro), sempre acompanhado por guias locais, o país de norte a sul, incluindo a capital Pyongyang, visitou Kaesong, capital histórica da Dinastia Koryo (918 – 1392), perto da zona desmilitarizada coreana de Panmunjom (paralelo 38), onde também esteve e a foto, ao lado, documenta, bem como em Simiju, junto à fronteira chinesa. Assistiu às celebrações do Dia da Fundação do Partido (10 de outubro) e visitou, nomeadamente, o mausoléu de Kim II Sung e Kim Jong II.
Como nota, releva a limpeza extrema que notou nas ruas e praças urbanas, a disciplina, os poucos automóveis (anda-se, maioritariamente, de autocarro ou de bicicleta) e o facto das zonas rurais lhe fazerem lembrar o nosso país nos anos 50/60 do século passado.
Na oportunidade, visitou ainda a China, tendo estado em cidades como Pequim, capital do país, Dandong e Hohhot. Esta na Mongólia Interior.