A Santa Casa da Misericórdia de Viana homenageou um dos seus melhores servidores. No sábado passado, dia 03, pelas 11h, em discreta, mas sentida, cerimónia, o nome de João Campos Sardinha, recentemente falecido, foi atribuído à sala de reuniões da Mesa Administrativa desta Instituição.
O Senhor Coronel Sardinha – assim era conhecido por ter servido a Força Aérea como paraquedista, onde atingiu a patente de Coronel –, foi um dedicado membro de sucessivas Mesas Administrativas da SCMV. Acresce que, para além de um desempenho persistente, soube de forma especial semear amizades, não só com aqueles com quem se relacionava regularmente, mas com a sociedade vianense em geral. Foi por isso justa e oportuna esta homenagem que agora aconteceu.
Porque muito convivi com ele, sempre o admirei. O Coronel Sardinha era um homem de carácter, nobreza e amigo leal, sempre de grande disponibilidade para servir causas, já que, quando solicitado, bondosamente se disponibilizava para a prestação de todo o serviço público.
A SCMV muito lhe ficou a dever. E Viana do Castelo perdeu um homem elevado, que pelo seu excecional espírito solidário em favor dos mais desfavorecidos e pela forma de estar e trato gentil que praticava, grandes amigos deixou nesta cidade.
JVR
Foto: Luís Teixeira