O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Corpower Ocean Portugal assinaram , na última semana, um protocolo para que a empresa vocacionada para a área da investigação e desenvolvimento, produção de eletricidade de origem eólica e venda de produtos/serviços relativos à conversão de energia, leve a cabo a construção de um hangar amovível temporário para a instalação de oficina, num investimento de 771.682 euros.
A sueca CorPower Ocean corresponde a um projeto de aproveitamento de energia das ondas que instalou em Viana do Castelo uma unidade de produção destes equipamentos. A tecnológica está a investir 16 milhões de euros num centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D) para desenvolver conversores de energia das ondas, no porto comercial da cidade, que integra um projeto global de 52 milhões de euros que deverá estar concluído até 2024.
Para tal, a CorPower Ocean e a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) chegaram a acordo para desenvolver a instalação de energia oceânica no porto comercial vianense. A APDL proporciona, assim, espaço para o fabrico, montagem e manutenção de conversores de energia das ondas à escala comercial.
Em causa está o projeto considerado “pioneiro”, designado por HiWave-5.