“Corrida da Liberdade”

Setenta e sete atletas e cerca de uma dezena de equipas juntaram-se na manhã de domingo, dia 24, em plena Urbanização de Santoinho, prontos a competir na Milha dos Cravos, e o “A Aurora do Lima” esteve lá, na disposição de reportar ocorrências e depoimentos. 

Especial menção a todos os vencedores, por sinal, distribuídos por géneros e pelos mais variados escalões. Os Benjamins Carolina Lima (Individual) e Diogo Costa (CA Mazarefes), por exemplo, saíram vencedores dos 700 m por si percorridos. Em Infantis, Roxane Ferreira (ADRC Lovelhe) e João Abreu (Cyclones AC) alcançaram o primeiro posto, enquanto que Mariana Beja (Cyclones AC) e Pedro Rosa (G J Vila de Punhe) acabaram coroados na prova de Iniciados. Na milha juvenil, Xavier Videira (Cyclones AC) foi o mais rápido. Já Manuel Branquinho (G J Vila de Punhe) e Fátima Dantas (G J Vila de Punhe), nos Veteranos, Duarte Rodrigues (CA Mazarefes) e Sara Ribeiro (Olímpico Vianense), correndo a milha Júnior e Sénior, subiram ao mais alto lugar do pódio. 

Escutado por este Jornal, Fernando Loureiro, vice-presidente da Associação de Atletismo de Viana do Castelo, com mais de trinta de anos de ligação a tal organismo, teceu, no final de contas, considerações genericamente positivas. Enalteceu a organização por parte da Junta de Freguesia de Darque, não deixando de realçar o apoio técnico e logístico fornecido pela Associação de Atletismo que representa. No entender do responsável, “fez-se uma boa prova”, sem grandes sobressaltos ou incidentes, tendo feito o tempo ideal, “formidável para correr”, concluiu. 

Para o presidente da Junta de Darque, Augusto Silva, o evento acabou por ser “um sucesso”. Também elaborado com o intuito de que a população local “perceba que Darque tem vida, que consegue organizar atividades”, ao acontecimento ficou associado, segundo o autarca, cunho simbólico, pelo facto de o mesmo estar integrado no programa festivo dos 48 anos da Revolução de Abril: “Darque não poderia ficar de fora das comemorações populares do 25 de Abril”, definiu Augusto Silva. Recordando que a Milha de Darque acabara de celebrar a sua 8.ª edição, o presidente do executivo darquense lembrou a preocupação de descentralizar o evento, tentando-se que, a cada ano, o mesmo ocorra em locais distintos da freguesia. Nesse sentido, parte do discurso final do máximo responsável político da vila fez-se de um anúncio: “Podemos desde já pensar que, no próximo ano, será na zona da Quinta da Bouça”.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.