Foram muitos os que, na tarde deste domingo de carnaval, afluíram ao centro de Viana do Castelo para assistir ao tradicional corso carnavalesco. A chuva até esperou que o desfile, rápido, acabasse, mas esperava-se mais do mesmo. Foi breve e, apesar da música (maioritariamente brasileira) debitada pela instalação sonora, a animação esteve bastante aquém de outras edições anteriores.
Mesmo assim, os carros que as escolas (duas) associações fizeram desfilar aludiam, com mais ou menos graça, a temas da atualidade, sobretudo, a nível nacional e, mesmo, internacional. Trump foi uma das figuras caricaturadas, mas também não foram esquecidas figuras nacionais, designadamente, as do pequeno ecrã. A luta de classes profissionais como a dos enfermeiros também mereceu referência, bem como o estabelecimento prisional de Évora que tem “recebido” algumas figuras mais mediáticas. Nota, também, para a questão do Brexit, num carro onde se questionava: “Pés de Barro?”.
Como habitualmente, o último carro a desfilar comportava a atuação de um animado conjunto musical que, apesar do esforço, não logrou, como se pretendia, grande entusiasmo… o povo já debandava! Nota positiva para o facto de, logo a seguir, o pessoal de limpeza da autarquia municipal aparecer a limpar o que o desfile ia deixando.
Foto: Joca Fotógrafos