Covid-19 une comunidades

Nestes dias, convido a partilharem connosco a atitude proposta por Manuel Simões, in “Em Espírito e Verdade” (Editorial A. O. Braga), para podermos estar “À Altura da Crise”: «Desesperança não é palavra cristã. Por maiores que sejam as dificuldades, nunca poderemos desistir nem desesperar. Como é sabido, as grandes crises costumam desanimar os pusilânimes e estimular os corações grandes. Temos de ser destes.»

Aconteceu que, na sequência da suspensão das missas comunitárias, determinada pela Conferência Episcopal Portuguesa, tendo em conta a contenção do Coronavírus, os párocos de Cardielos/Serreleis, Meadela, Outeiro/Perre e Santa Marta de Portuzelo concelebraram a Eucaristia relativa ao III Domingo da Quaresma, na igreja paroquial de Santa Marta, transmitida através do Facebook – página do Centro Paroquial de Santa Marta.

Do Evangelho do dia (Jo 4,5-42) consta a narração do encontro de Jesus com a samaritana, no “poço de Jacob”. E aquilo que obrigou à distância física de centenas de pessoas, veio a facultar um encontro para mais de uma dezena de milhar de membros das comunidades envolvidas e, muito provavelmente, uma iniciativa digital que trouxe muitos jovens à família paroquial. «A misericórdia é maior que o preconceito», concluiu na rica homilia o Rev. Pe. Christopher, pelo facto de Jesus ter superado as barreiras da hostilidade entre judeus e samaritanos e rompido com o preconceito em relação às mulheres. Ficou a mensagem de que a sede de Jesus é a da abertura do nosso coração, como o da samaritana, ao seu amor. Ele sempre está disponível. Deixar que Jesus nos ajude na nossa aproximação e consequente conversão. Para isso, «que a nossa casa seja este poço». E, na esteira de Tolentino de Mendonça, desejar já é encontrar e ter sede já é beber.

Congratulamo-nos com estes corações “grandes” destes sacerdotes e dos milhares de profissionais da saúde e voluntários das instituições que estão no terreno a lidar com a fragilidade.

No fim da celebração, os concelebrantes, acompanhados pelo diácono Paulo, rezaram a ‘oração para pedir ajuda, conforto e salvação’, proposta pelos bispos europeus, disponível no site da Ecclesia.

PS: estão a decorrer na igreja paroquial, de terça a sábado, às 17h30, adoração eucarística privada e missa privada, com especiais intenções. Tanto as celebrações de hoje (dia de S. José e do pai), como a Eucaristia do próximo domingo, esta às 11h, terão transmissão via Facebook na mesma página do Centro Paroquial de Santa Marta.

ROMARIA E JUNTA DE SANTA MARTA
A Comissão de Festas e a Junta de Freguesia cancelaram as iniciativas programadas, face às medidas de contingência com a Covid-19.

A primeira vítima foi o Arroz de Lampreia e foram cancelados, também, o Torneio de Sueca e a 1.ª Troca de Sementes, esta da programação do executivo da junta.

Entretanto, a comissão pensa já em criar alternativas, posto que as receitas que procura são estritamente necessárias. Face a estas vicissitudes, pede-se que as pessoas não se furtem ao necessário apoio.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.