Para assinalar o centenário da fundação da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Monção, o Crédito Agrícola do Noroeste decidiu produzir um livro sobre as antigas Caixas de Crédito Agrícolas, que atualmente integram o Crédito Agrícola do Noroeste.
A obra intitulada “Centenário do Crédito Agrícola no Noroeste 1915-2015”, da autoria de Armando Borlido, Henrique Rodrigues e José Carlos Loureiro, do Centro de Estudos Regionais, foi apresentada publicamente em três cerimónias dividias pelos três vales (Vale do Minho, Vale do Lima e Vale do Cávado), correspondentes à área de atuação do Crédito Agrícola do Noroeste.
Com mais de 460 páginas e 11 capítulos, o livro resulta de um trabalho de pesquisa, iniciado em 2012, e da consulta de extensa documentação, mostrando um percurso repleto de nomes que fizeram história ao longo de 100 anos.
Mais do que a história financeira, esta obra visa a história social de uma instituição que teve desde sempre uma relação de proximidade com a comunidade.
Passados 100 anos, com altos e baixos, o Crédito Agrícola do Noroeste é atualmente apontado com uma instituição de referência na região.