O Desfile da Tradição voltou às ruas limianas. Depois de quase dois anos sem a realização de eventos devido às restrições impostas pela pandemia, o Município de Ponte de Lima retoma o Desfile da Tradição, em simultâneo com o programa dos “Fins-de-semana Gastronómicos”.
Os sons tradicionais acompanham as cores aguerridas dos trajes do Minho, num desfile típico, onde não faltam os sorrisos e a alegria do reencontro, da amizade, das largas centenas de pessoas que visitam a Vila Mais Antiga de Portugal.
No “Fim de semana gastronómico do Arroz de Sarrabulho” a tradição regressou com as arruadas pelo Grupo de Cavaquinhos Traz da Fonte de Fornelos e pela Associação de Tocadores de Concertina de Ponte de Lima. Destaque ainda para o Encontro Concelhio de Bombos, com a presença de todos os oito grupos existentes no concelho de Ponte de Lima a saber: Grupo de Bombos do Bárrio, Grupo de Bombos de Cepões, Grupo de Bombos da Facha, Grupo de Bombos “Os Voluntários” de Fornelos, Grupo de Bombos de Fontão, Grupo de Bombos e Gaitas de Fole de São Tiago Maior de Poiares, Grupo de Bombos “Os Carapuças” de Stª Cruz do Lima e Grupo de Bombos de Vitorino de Piães.
Quanto ao Desfile da Tradição participaram os seguintes grupos: Associação dos Amigos Tocadores de Concertina, Rancho das Lavradeiras de S. Martinho da Gandra, Grupo Etno-Folclórico de Refoios do Lima, Grupo Recreativo Danças e Cantares de Ponte de Lima, Grupo Folclórico da Casa do Povo de Poiares, Rancho Folclórico da Correlhã, Rancho Folclórico das Lavradeiras de Gondufe, Grupo Folclórico de Calheiros, Grupo das Espadeladeiras de Rebordões Souto, Rusga Típica da Correlhã, Rancho Folclórico de Santa Marinha de Anais, Grupo Infantil Juvenil da Casa do Povo de Freixo e Rancho Folclórico da Ribeira.
A iniciativa “Folclore de Inverno nas Freguesias” regressa já no próximo domingo, 27 de março, os usos e costumes do folclore vão estar em destaque na Freguesia de Santa Cruz, com a participação do Grupo de Danças e Cantares do Neiva de Sandiães; Grupo Folclórico de Calheiros; Grupo Folclórico da Gemieira; Rancho Folclórico da Correlhã e a Escola Infantil do Rancho da Correlhã.
No primeiro fim de semana de abril, no domingo dia 03, os usos e costumes do folclore vão estar em destaque na Freguesia de Rendufe, e onde atuam os seguintes Grupos: Rancho Folclórico Casa do Concelho em Lisboa; Rancho Folclórico das Lavradeiras de Gondufe; Grupo Infantil Juvenil da Casa do Povo de Freixo; Rusga Típica da Correlhã e a Escola Infantil da Rusga Típica da Correlhã.