Curtas, variadas e S. Martinho

De vez em quando cá estamos de volta com curtas e variadas, para que as mesmas não passem ao esquecimento, e assim sendo desta feita começamos por nos reportar ao clima que tem feito. 

A partir do dia 15 de outubro, a meteorologia tem-nos oferecido como denominador comum a tão desejada, e por muitas vezes suplicada chuva, mas de desejada não tarda passa ao contrário.

 Não podemos esquecer que a lua nova foi trovejada, ora sendo assim, e segundo o que o adágio popular nos diz, “lua nova trovejada trinta dias é molhada”. Facilmente se verifica que é precisamente o que está a acontecer, e segundo as previsões meteorológicas, estas apontam para chuva pelo menos até ao referido prazo, ou seja até meados de novembro.

Temos estado submetidos a um tempo de chuva intenso, com fortes vendavais e raras aberturas de sol, mas felizmente sem consequências de maior na nossa freguesia para pessoas e bens. 

Dia de Todos os Santos

Como é normal verificou-se, uma vez mais, a afluência ao nosso cemitério paroquial de muitas pessoas no feriado de Todos os Santos. As pessoas ao longo do dia fizeram as suas visitas recordando aqueles com quem mais de perto conviveram neste mundo. Este é sem dúvida alguma um dia muito especial para o ser humano, é aquele dia onde a introspeção nos faz recordar com saudade os nossos entes queridos que já partiram para a eternidade. 

Às 15h30, na igreja Paroquial, com uma assistência repleta de fiéis, teve lugar a Eucaristia presidida pelo Reverendo padre José Domingos, recentemente empossado Vigário Pastoral da nossa paróquia de Santa Maria de Carreço, e com o acompanhamento do Grupo Coral da nossa Paróquia. 

No final da Eucaristia realizou-se a tradicional procissão ao cemitério, na qual também participou o Grupo Coral. Este é um momento do ano em que vários carrecenses, moradores noutras localidades, costumam encontrar-se com os seus conterrâneos, mas este ano as condições climáticas adversas não permitiram esses contactos, pois era iminente a descarga de mais uma chuvada, pelo que as cerimónias foram encerradas com a devida celeridade e as pessoas regressaram de imediato aos seus domicílios.

Halloween na SIRC 

A Direção da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço realizou o Halloween. Esta festa nada tem a ver com a nossa cultura, mas como os gostos são relativos haja Halloween, a festa das bruxas ou dos bruxedos, enfim é salutar haver festas para todos os gostos.

O ambiente próprio da vivência de Halloween na SIRC estava animado, não só o ambiente, bem como toda a dinâmica empregue na festa estava em consonância, com muitas bruxas e bruxinhas a darem ao pé exibindo os seus dotes artísticos, fatos negros, aranhas, abóboras e afins.

Simultaneamente, no exterior chovia copiosamente em noite outonal fria e ventosa, por tal motivo, com muita pena nossa não esperamos para a queimada galega, pois nem mesmo o esconjuro a isso nos motivou, por isso votos de que tivessem tido uma boa queimada. 

Novos contentores

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tomou uma boa medida que já se impunha há algum tempo, ao substituir os contentores ecopontos da ponte seca, ali mesmo na entrada do populoso lugar de Paçô.

O estado em que se encontrava este local de concentração de contentores não dignificava nada, nem ninguém. A falta de civismo dos utentes era a causa primária da questão, não fosse a Junta de Freguesia dar a sua colaboração pontual então o caso seria muito pior. O triste cenário que por vezes apresentava este local de usufruição pública, era deveras confrangedor, isto agravado pelo facto destes cenários serem observados por todos os caminheiros de Santiago que por aqui caminham.

O local foi então limpo e nele colocados novos contentores. O espaço está agradável e funcional. Esperamos agora que o mesmo não seja utilizado indevidamente, pois cada coisa tem o seu sítio certo e “LIXO NO CHÃO, ISSO NÃO”, porque só vai complicar.

Para os grandes volumes, frigoríficos, máquinas de lavar, mobílias, colchões, arcas e outros mais, a Câmara Municipal de Viana do Castelo disponibiliza um serviço totalmente gratuito, basta telefonar para o 258248100 e agendar o dia e hora da recolha.

S. Martinho na SIRC

A Direção da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço vai levar a efeito no próximo de 11, de novembro, às 20h, na sede a tradicional noite de São Martinho. Da ementa consta o apreciado arroz de pato, isto depois das respetivas entradas. Como complemento vamos ter as respetivas castanhas a marcar presença nesta época do ano e provavelmente a sobremesa será tradicional. 

A Direção sugere duas coisas, primeira faça a respetiva reserva de lugares no Bar da SIRC ou através do 258835937, segunda venha passar uma noite diferente. Provavelmente vai gostar.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.