Da Páscoa a Santo Antão, 40 dias vão

A festa em honra de Santo Antão, que vai ocorrer em Lanheses (Viana do Castelo) no lugar com o mesmo nome de 18 a 21 de maio próximo, tem um programa muito preenchido e diversificado atendendo à natureza do Orago homenageado e à variedade e quantidade dos eventos que o preenchem.

Mantendo o perfil dos anos passados e a conjugação harmoniosa do caráter católico-cristão e profano das festividades populares, o programa contempla diferentes ações que satisfazem princípios e convicções  de todos e de cada um em particular.

Na componente católica-cristã ressaltam os atos religiosos na igreja paroquial donde saem as três procissões previstas no programa, a Via Lucis pelas 19h do dia 03 e a segunda e principal da Festa no dia 21, no percurso entre a igreja e a capelinha em Santo Antão, onde decorre a missa campal e a bênção dos animais.

Os dias 19, 20 e 21 são os mais relevantes com os acontecimentos a decorrerem no alto de Santo Antão, quer religiosos ou de divertimento. Salienta-se a Procissão de velas em honra de Nossa Senhora de Fátima e a Eucaristia na Capela. É dia de abertura do BAR e degustação do famoso sarapatel e do primeiro arraial noturno com atuação do grupo Duo Musical Anima Son, seguido do momento dos Tocadores de Concertina e Cantares ao Desafio. 

No dia 20, no BAR, há o famoso cabrito à moda de Santo Antão, a que eu daria o nome apropriado de cabrito “à maneira da Tia Clara” a qual, já por altura dos anos 40, deliciava na sua casa junto à Capela com o famoso e apreciado pitéu uma multidão de consumidores. À noite atuam os Renegados do Ritmo e o animador DJ Veloso.

No último dia, 21, ocorre na igreja paroquial a Cerimónia da Hora, ato muito requerido pelos fiéis e indispensável nas cerimónias religiosas dedicadas à Festa. Apresenta-se, ainda, a Fanfarra de Escutismo de São Romão do Neiva, e, pelas 16h depois das cerimónias dentro da igreja, dar-se-à início à Procissão em Honra de Santo Antão, a qual termina na capela com a bênção dos animais. No fim haverá o ritual da despedida da Fanfarra de Escutismo de São Romão de Neiva.  

Reconhecimento devido aos componentes da Comissão das Festas que assumiram a missão de organizar o evento, composta por Alberto Figueiredo; Alípio Rocha; Beatriz Quintas; Diogo Rocha; Elvira Soares;  Fernando Pereira e Rodrigues Alves.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.