Dadores de Sangue

A Associação de Dadores de Sangue da Meadela realizou no passado dia 26 de novembro uma Assembleia Geral para discussão e aprovação do “Plano de Atividades e Orçamento” para o ano 2023. O mesmo foi aprovado por unanimidade dos sócios presentes.

Abriu os trabalhos, o presidente da Assembleia-Geral Luís Belo, que conjuntamente com a Manuela Cerqueira e Albertina Marques, constituem a mesa da Assembleia Geral.

Seguiu-se a intervenção do presidente da ADSM, António Mesquita que numa breve nota introdutória, começou por referir que o Plano de Atividades e Orçamento em qualquer organização é um instrumento de gestão da organização, para contextualizar as diversas atividades a desenvolver ao longo do ano, enumerando os objetivos e os meios materiais e humanos de que dispõem. 

Em seguida deu, sucintamente, a conhecer as atividades elencadas no Plano a realizar em 2023 pela Associação, referindo que este mantém como único objetivo o promover, sensibilizar e planear recolhas de sangue, para que este precioso líquido nunca falte nos hospitais do país, em colaboração com o IPST (Instituto Português do Sangue e da Transplantação) no sentido de sermos solidários para com os doentes de todo o país.

Em seguida, detalhou algumas das atividades mais relevantes, para serem realizadas em 2023, cujo documento foi previamente distribuído a todos os sócios presentes e no qual constam vários pontos, devidamente explanados como: Recolhas de sangue e registo de medula óssea, no total 42 previstas. Campanhas de sensibilização para a dádiva benévola. Comemorações (Dia Nacional do Dador e Dia Mundial do Dador).Reuniões de Trabalho. Representações. Saúde, desporto e lazer e ainda o Orçamento para o ano 2023 e a constituição das equipas afetas às várias atividade e tarefas a desenvolver pela Associação.  

As recolhas de 2022

António Mesquita congratulou-se que todas as recolhas programadas e outras não programadas para 2022, num total de 42 recolhas, foram realizadas com sucesso, “com muitos novos dadores”, em todas as recolhas efetuadas pela Associação, contando com a colaboração do IPST.  

Monumento 

ao Dador de Sangue

O presidente António Mesquita informou os sócios presentes que recebeu a informação do vereador da Câmara Municipal, Dr. Ricardo Rego, de que o anunciado “Monumento ao Dador de Sangue” está já em execução e que por isso em breve será uma realidade, tendo a Associação recebido uma maqueta do monumento e respetiva memória descritiva, cujo local e a data da inauguração são ainda desconhecidos.

António Mesquita terminou agradecendo a colaboração de todos os elementos da Associação e a todos os dadores, sem os quais nada seria possível. “Só unidos no mesmo objetivo que é salvar vidas através da dádiva de sangue, obteremos os nossos objetivos”, disse. Anunciando o propósito de durante o ano 2023 fazer um boletim informativo para os dadores, sobre os direitos e deveres do dador benévolo de sangue, não esquecendo todas as entidades que colaboram com a Associação. 

A terminar a Assembleia Geral, interveio o presidente da Assembleia Geral Dr. Luís Belo, para se congratular com a permanente dinâmica da Associação, sob a liderança entusiástica do seu presidente António Mesquita, realçando os resultados obtidos no exercício de 2022, que fazem da Associação uma equipa, dinâmica, solidária e altruísta em prol dos nossos doentes.

Foi marcada para 21 de janeiro de 2023 uma nova Assembleia Geral para aprovação das contas do exercício de 2022.  

Falecimentos

Outubro

Dia 29 – Maria Augusta Martins Pereira Cavaleiro, de 90 anos de idade, residente na Travessa das Oliveiras, Meadela, sepultada no cemitério da Ordem Terceira, Santa Maria Maior.

Novembro

Dia 02 – Francisco Pereira Parente, de 90 anos de idade, residente em França, com residência em Portugal na Avenida Coronel Gonçalves Pires, Meadela, sepultado no cemitério da Meadela.

Dia 05 – Rosa Maria Lima Gonçalves Novo, de 69 anos de idade, residente na rua Couto Paredes, Meadela, sepultada no cemitério Paroquial da Meadela.

Dia 07 – Cristina Maria Barbosa da Rocha, de 53 anos de idade, residente na União de Freguesias (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, sepultada no cemitério da Meadela.

Dia 8 – Piedade Pereira de Morais Costa, de 84 anos de idade, residente no Beco do Poço Pescadouro, Meadela, sepultada no cemitério da Meadela.

Dia 12 – José Augusto Pereira Pacheco, de 61 anos de idade, residente na Rua do Monte, Meadela, sepultado no cemitério da Meadela.

Dia 17- Irene Matos Antunes Viana Parente, de 89 anos de idade, residente na Travessa Senhora da Ajuda, Meadela, sepultada no cemitério da Meadela. Albertina Martins Ferreira da Silva, de 92 anos de idade, residente na rua do Rosmaninho, Darque, sepultada no cemitério da Ordem Terceira, Santa Maria Maior.

Dia 19 – João Luís da Costa Rufo de 91 anos de idade, residente na rua do Monte, Meadela, sepultado no cemitério da Meadela. A todas as famílias enlutadas as nossas sentidas condolências.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.