Dar voz ao presidente da Junta

Depois da tomada de posse, entrevistamos o autarca Carlos Pires para perceber quais os projetos para a nossa freguesia.

Sabemos que já tens uma sequência de três mandatos na liderança da freguesia, com interrupção de quatro anos em que foi liderada por Armando Paula. Muitas foram as vossas intenções de melhorias na freguesia prometidas aos moradores. Qual é verdadeiramente a vossa prioridade de execução de obra e mais vos preocupa?
A nossa verdadeira prioridade é o bem- estar de todos os habitantes e de todas as pessoas que nos visitam .

Se conseguires obter financiamento e apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e agora com o novo presidente eleito, Luís Nobre, creio que será mais fácil estabelecer novas parcerias, uma vez que já se conhecem de mandatos anteriores, porque este era o vereador das freguesias de J.M. Costa, quais serão outros melhoramentos essenciais e que pretendem executar?
Existiu sempre um excelente relacionamento com o anterior presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Sr.º Eng. José Maria Costa o que se refletiu nas obras realizadas na freguesia. Tenho a certeza que com o atual presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Sr.º Arquiteto Luís Nobre será possível estabelecer novas parcerias, a construção da casa mortuária, a remodelação do cemitério paroquial e a requalificação do viveiro florestal num parque de lazer, são algumas das obras que pretendemos realizar.

Tendo sido também um dos lemas dos anteriores executivos, dar apoio à cultura e às artes, associações, atividades culturais, festivas e recreativas e também à igreja, pretende esta nova Junta dar continuidade a estes eventos para promover a atratividade e o turismo rural e a freguesia?
Continuaremos a apoiar todos os eventos e prestaremos todo o apoio às associações existentes na Freguesia e a todos aqueles que promovam os usos e costumes da Montaria e potenciem o nome da nossa terra.

Com a facilidade de não haver oposição, que possa eventualmente atrapalhar , acreditas ter a vida mais facilitada para levar a bom porto as vossas pretensões?
A nossa oposição serão os montarienses que irão avaliar o nosso trabalho diariamente.

Sendo um dos grandes dilemas que preocupam sobretudo os habitantes da nossa terra com séculos de história , assim como todo Alto Minho, qual a vossa posição e ações a levar a cabo para resolver a questão da extração mineira na Serra d’Arga, nosso ex-libris e das freguesias circundantes no sopé, que serão diretamente afetadas, bem como todo o Alto Minho, considerado o “Jardim de Portugal”?
Tudo faremos para que não exista extração mineira na nossa Freguesia, esperamos contar com o apoio de toda a população nesta luta pela preservação da saúde de todos os montarienses e das belas paisagens existentes na Montaria .

Será que com as verbas provenientes da U.E para o desenvolvimento rural e com protocolos a celebrar em parceria com a Câmara Municipal será possível melhorar a rede viária, nomeadamente a acessibilidade à Senhora do Minho e à vizinha freguesia de Dem, desde o lugar da Lousa?
Temos intenção de melhorar a rede viária existente na Freguesia. Já fizemos chegar à Câmara Municipal de Viana do Castelo a necessidade da pavimentação da estrada Municipal 526 e da estrada da Sr.ª do Minho.

Carlos Pires, tens algo mais em mente, para bem da nossa freguesia com que queiras surpreender os seus habitantes?
Temos vários projetos que queremos realizar, espero que com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo possamos surpreender todos os habitantes da Montaria de uma forma positiva.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.