O Darque Kayak Clube está a organizar as provas de canoagem da 23.ª edição Atlantic Games/2020 que vão decorrer em Viana do Castelo.
A 23.ª edição dos Atlantic Games vai ser em Viana e a sua organização ficou a cargo da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Os clubes do Centro de Mar vão organizar as provas das suas modalidades, sendo que a canoagem fica a cargo do Darque Kayak Clube, que tem uma vasta experiência nacional e internacional na organização de regatas.
Este evento, destinado a jovens europeus que praticam desportos náuticos, será organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e os Clubes das Federações Portuguesas de desportos náuticos.
Viana do Castelo foi a cidade escolhida para acolher a 23.ª edição dos Jogos do Atlântico, o que vai acontecer entre 13 e 17 de julho de 2020 e deverão envolver mais de 300 atletas.
Os Jogos do Atlântico são um festival de desportos náuticos para a juventude europeia, tendo como objetivo a promoção das atividades marítimas através de uma competição internacional para a juventude.
Vai ser a terceira vez que Viana do Castelo, vai acolher os Jogos do Atlântico sendo que vão marcar presença atletas de cinco países, nomeadamente Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Irlanda.
Ambicionam estes Jogos ilustrar e promover a competência náutica específica das regiões, promovendo a emergência de novos intercâmbios entre povos.
Com inicio em 1995, estes Jogos reúnem habitualmente entre 300 a 400 jovens atletas, que competem em várias modalidades náuticas como a canoagem, vela, remo, surf, natação em águas livres, … com a ambição de colocar a sua cidade ou região no mais elevado lugar do pódio.
Fundado em 1996, o Comité Internacional dos Jogos Náuticos Atlânticos pretende desenvolver os desportos náuticos no Espaço Atlântico, promovendo intercâmbios desportivos e culturais e as relações de amizade.
Tendo como base a sua marca internacional, os Jogos do Atlântico assumem-se como uma experiência desportiva enriquecedora para o crescimento dos jovens atletas que ambicionam competir a nível mundial e olímpico.
Segundo a organização, “os Jogos Náuticos Atlânticos fazem parte dos eventos que, a cada ano, destacam os pontos fortes marítimos e náuticos das regiões do Espaço Atlântico Europeu. As semelhanças entre esses países e regiões são numerosas: banhadas pelo mar e sujeitas ao clima oceânico, estas regiões são ricas em paisagens magnificas e variadas, da Escócia à Galiza, passando pela Irlanda, Portugal e Grã-Bretanha, entre muito mais”.
(DKC/Imprensa)