Darque Kayak Clube promove ribeira de Portuzelo

Dando continuidade a uma atividade iniciada há quase três décadas, com a finalidade de dar a conhecer aos seus atletas e amigos diversos caudais e afluentes do rio Lima, o Darque Kayak Clube (DKC) encontrou a melhor forma de terminar a época explorando e dar a conhecer, em kayak e canoa, a bucólica Ribeira de Portuzelo. Esta ribeira deve ser preservada, ainda que para alguns vianenses, esta seja uma ilustre desconhecida, mas é sem dúvida uma das que vai suscitando maior entusiasmo e dando mais alegrias aos jovens e crianças do DKC.

Aproveitando os treinos dos mais novos, na interrupção das atividades letivas, cerca de quatro dezenas de atletas, jovens e crianças deste clube, acompanhados por quatro técnicos, aventuraram-se por águas de Portuzelo, partindo do Centro de Canoagem, transpondo o rio Lima e subindo a ria até ao ponto onde a mesma é navegável. Depois, a pé, subiram o seu leito em puro contacto com a natureza.

Passaram pontes suspensas, atravessaram açudes a pé, transpuseram cursos de água, ultrapassaram túneis das pontes, nadaram, brincaram, divertiram-se, num mundo, nem que por breve tempo voltou a ser mágico.

Ao que apuramos estas atividades vão continuar ao longo de 2022, sendo uma forma de sensibilizar para a preservação do ambiente e dar a conhecer a magnífica natureza que Viana encerra. E ainda incentivar o gosto pela aventura proporcionando uma sadia ocupação das crianças, tornando-as felizes e com hábitos de vida saudáveis.

De referir que a ribeira de Portuzelo é uma zona belíssima, onde foram criadas várias infra-estruturas, aquando da requalificação daquele zona pelo executivo autárquico de então, particularmente junto à sede de moradores de Portuzelo (largo da Lena), onde existe um funcional Parque de Merendas, que pode ser utilizado livremente por quem o desejar, um parque infantil e uma ponte suspensa pedonal sobre a Ribeira, que liga as duas margens. 

A lagoa é navegável com maré alta no rio Lima, permitindo a atividade náutica, como aquela que o DKC ali tem praticado.

O Executivo de então deveria ter criada uma represa para a retenção permanente de água, tal como a que foi construída no rio Lima, em Ponte do Lima, o que valorizaria muita aquele local de lazer e permitiria a prática de atividades na Ribeira, duramente todo o ano e sem necessitar da maré alta. Aqui deixamos um apelo ao Executivo da União de Freguesia e naturalmente à Câmara Municipal, sabendo embora, que a autorização não depende destas duas entidades, mas sim a dinamização e execução da obra.

Agrupamento de Escuteiros

O Agrupamento 348 de Meadela do Corpo Nacional de Escutas foi uma das Instituições distinguido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, com o título honorífico de Instituição de Mérito, por ocasião do 174º. aniversário da elevação de Viana do Castelo a cidade. A decisão foi aprovada por unanimidade em reunião de Câmara.

A sessão solene do Dia da Cidade, para a atribuição destes títulos, foi adiada para data a designar, devido à evolução da pandemia. 

A atribuição do galardão, segundo a nota da Câmara Municipal, foi atribuída pelos relevantes serviços prestados à formação de crianças e jovens, desde 1971.

O Agrupamento 348 do Corpo Nacional de Escutas da Meadela celebrou solenemente, no dia 18 de setembro, 50 anos da sua fundação, com uma sessão solene, tendo editado um livro comemorativo, cujo título é  “50 anos 348 Meadela” e a inauguração de um monumento comemorativo na rotunda da Praça Linha do Vale do Lima.

Referira-se que que o Agrupamento foi fundado em 18 de setembro de 1971 pelo  Chefe Manuel Pires do Rego, já falecido e que assumiu o cargo de “Chefe” durante 47 anos e pelo Monsenhor Manuel José Azevedo Vilar, pároco da Meadela, e assistente espiritual do Agrupamento. Atualmente o chefe do Agrupamento é Rui Mesquita.

Unidade de Saúde

Para regozijo dos meadelenses e de todos quantos vão beneficiar dos serviços de saúde que serão prestados pela nova Unidade de Saúde Familiar “USF” da Meadela, na Praça Linha Vale do Lima, já arrancaram as obras de construção.

Estas têm um prazo de execução de 360 dias e foram adjudicadas pelo montante de 2,2 milhões de euros, a que acrescem 265 mil euros na aquisição do terreno.

A construção desta unidade de saúde familiar “USF” resulta de uma parceria e protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM),  tendo financiamento garantido através de uma candidatura aprovada ao Norte 2020, em que a Câmara Municipal terá um esforço de um milhão de euros para a construção e o custo da aquisição do terreno.

A Câmara Municipal é a entidade adjudicante, que garantiu o financiamento da componente nacional, e coordenará também toda a empreitada de execução da nova “Unidade de Cuidados de Saúde Familiar” que depois entregará à ULSAM.

Falecimentos

Novembro

Dia 23 – Maria Piedade de Barros Vieito da Ponte, de 94 anos de idade, residente na rua do Pontes, Meadela, Viana do Castelo, sepultada no cemitério da Meadela.

Dia 24 – João Baptista Gonçalves da Silva, de 79 anos de idade, residente na rua Emílio Navarro, Santa Maria Maior, Viana do Castelo, sepultado no cemitério da Ordem Terceira, Santa Maria Maior.

Dia 26 – Rui Manuel Dantas Rodrigues, de 58 anos de idade, residente na rua da Bela Vista, Meadela, Viana do Castelo, sepultado no cemitério da Meadela.

Dia 29 – Manuel Fernandes Pinheiro, de 76 anos de idade, residente na rua João Paulo II, Meadela, Viana do Castelo, sepultado no cemitério da Meadela.

Dezembro

Dia 03 – Ventura Lopes de Lemos Rodrigues, de 90 anos de idade, residente na rua Casa do Minho Rio, Meadela, Viana do Castelo, sepultada no cemitério da Ordem Terceira, Santa Marília Maior.

Dia 04- Maria Amélia Martins Geraldes, de 77 anos de idade, residente na rua Senhora da Ajuda, Meadela, Viana do Castelo, sepultada no cemitério da Meadela.

Dia 10 – Vítor Manuel Barbosa da Silva, de 72 anos de idade, residente na rua do Ameal, Meadela, Viana do Castelo, cremado no crematório de Vila Nova de Famalicão.

Dia 14- Laureano Fernandes Soares, de 89 anos de idade, residente na rua do Cruzeiro, Meadela, Viana do Castelo, sepultado no cemitério da Meadela.

Dia 16 – José Maria Gonçalves Rodrigues, de 75 anos de idade, residente na rua da Caramonas, Meadela, Viana do Castelo, sepultado no cemitério da Meadela.

Dia 17- Inocência Bandeira da Silva Matos, de 80 anos de idade, residente na rua da Bessa, Meadela, Viana do Castelo, sepultada no cemitério da Meadela.

Dia 24 – Belmiro de Sousa Oinofre da Silva, de 75 anos de idade, residente na rua do Calvário, Meadela, sepultado no Cemitério da Meadela.

Dia 27 – Manuel Lopes Sôra, de 88 anos de idade, residente na rua da Portela, Meadela, sepultado no Cemitério da Meadela.

Janeiro

Dia 07 – Maria Suzete Oliveira da Costa Guimarães, de 75 anos de idade, residente na rua da Linha, Meadela, sepultado no Cemitério da Meadela.

Dia 09 – Marta de Amorim Martins Gigante, de 90 anos de idade, residente na rua Poço Pescadouro, Meadela, sepultado no Cemitério da Meadela.

Dia 10 – Humberto Afonso, de 75 anos de idade, residente na rua Cruz Cerqueira, Meadela, cremado no crematório de Vila Nova de Famalicão.

Dia 10 – Emília de Oliveira, de 96 anos de idade, residente na Caridade, Santa Maria Maior, sepultado no Cemitério da Meadela.

Dia 11 – Rosa Afonso da Gama de 74 anos de idade, residente e sepultada em França.

Dia 16 – Maria da Conceição Fernandes da Cruz, de 89 anos de idade, residente na rua do Mosteiro, Meadela, sepultado no Cemitério da Meadela.

Dia 19 – Joaquim Rodrigues de Matos, de 88 anos de idade, residente na Travessa Couto Paredes, Meadela, sepultado no Cemitério da Meadela.

Dia 20 – José Brito Freitas, de 76 anos de idade, residente na rua dos Carregais, Meadela, cremado no crematório de Vila Nova de Famalicão.

Dia 22 – Maria de Lourdes Afonso Costa Azevedo, residente na rua Grande, Santa Maria Maior, sepultada no cemitério da Ordem Terceira, Viana do Castelo. 

Às famílias enlutadas apresentamos as nossas sentidas condolências.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.