David Rodrigues apresenta “Troféus de Caça”

O livro Troféus de Caça, narrativa ficcional da autoria de David F. Rodrigues, com prefácio do escritor João de Melo, reeditado pela Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto (AJHLP), será publicamente apresentado, no próximo dia 12, sexta-feira, às 18h, na Biblioteca da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

A apresentação estará a cargo de Cândido de Oliveira Martins, professor e investigador da Universidade Católica Portuguesa, especialista em Teoria da Literatura e Crítica Literária.
David F. Rodrigues exerceu, na ESE-IPVC, funções docentes, entre 1990 e 2010, ano este em que se aposentou. Lecionou disciplinas nos domínios da Literatura, da Língua Portuguesa e da Linguística do Português. É licenciado (1974) em Filosofia e Humanidades pela Universidade Católica Portuguesa, e mestre (1995) e doutor (2003), em Linguística, especialidade Teoria do Texto, pela Universidade Nova de Lisboa.

Em Troféus de Caça, David Rodrigues narra as circunstâncias vividas por uma família rural do Minho, no tempo da Guerra Colonial, acerca da qual verdadeiramente nada sabe, por desinformação política, estrategicamente difundida pela comunicação social, de que o regedor da freguesia é o porta-voz, na defesa do Ultramar. Essa família tem um filho num dos teatros das operações e outro que, uma vez inevitavelmente apurado para todo e qualquer serviço militar, corre o sério risco de ter o mesmo percurso do irmão.

David F. Rodrigues tem publicados, nos domínios da criação literária, livros de poesia e prosa. Com o pseudónimo de David Guerreiro, grãos de poesia (poemas, 1971) e Vibração de Nervos (poemas, 1976). Com o ortónimo, o rito do pão (poemas, 1981); Troféus de Caça (narrativa, 1982, pref. de João de Melo, reedição, em 2018, pela AJHLP); Presépio de Pão (contos, 1984); Dilúvio de Chamas (poemas, 1985); O Que É Feito de Nós (poemas, 1988, pref. de Mário Cláudio); estes cantares fez & som escarnhos d’ora (poemas, 2015, com 2ª tiragem em 2016); o rosto (poemas, 2018, 1.ª e 2.ª ed.). Neste domínio, tem poemas, contos, crónicas e críticas, dispersos por páginas de revistas e jornais do Brasil, Galiza e Portugal.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.