Dem (Caminha) recebe encontro nacional de tocadores de concertina e cantadores ao desafio

A freguesia de Dem vai receber no próximo domingo, dia 3 de julho, o DESAFIOS 2022 – Encontro Nacional de Tocadores de Concertina e Cantadores ao Desafio, numa organização da Fundação Inatel que conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha e da Junta de Freguesia de Dem. Até ao dia de hoje, quarta-feira, ainda são aceites inscrições para tocadores e cantadores que se queiram apresentar em palco. 

Dem tem tradições no folclore e nos cantares ao desafio e a Fundação Inatel aceitou a sugestão do Município de Caminha, escolhendo a freguesia da Serra d’Arga para acolher o Encontro, que deverá reunir cerca de duas centenas de músicos e cantadores. 

Espera-se uma grande festa no próximo domingo, a partir das 09h00, altura em que abre o Secretariado, no Centro Cultural de Dem. Este será o ponto de partida para o ambiente de arruada, já que tocadores e cantadores vão percorrer as ruas da freguesia durante a manhã. À tarde, a partir das 14h30, as atuações centram-se no palco, montado no Largo de Dem.  

Para João Cruz (Pi d’Areosa), da organização do Encontro, prevê-se uma festa a lembrar S. João d’Arga e as romarias alto-minhotas, com muita alegria e convívio. 

A Fundação Inatel tornou-se, em 2010, a primeira ONG Portuguesa acreditada nesta área pela UNESCO. A Fundação foi acreditada como Organização Não-Governamental apta a prestar serviços de consultoria ao Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, no decorrer da 3ª sessão ordinária da Assembleia-Geral dos estados signatários da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. 

É neste contexto que surge agora o DESAFIOS 2022 – Encontro Nacional de Tocadores de Concertina e Cantadores ao Desafio, que promete fazer de Dem a “capital” da concertina já no próximo domingo.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.