Desencaminharte`18/Arte Aplicada ao lugar na nossa Freguesia

Domingo, 11 de novembro foi inaugurada no recinto do santuário de Nossa Senhora do Crasto, pelo representante da Câmara de Viana do Castelo, Arq. Luís Nobre, uma intervenção da autoria do arquiteto conimbricense João Mendes Ribeiro.

João Mendes Ribeiro é licenciado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (1986), de onde é natural do e lecionou entre 1989 e 1991. É docente no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, desde 1991, com trabalho de relevo em inúmeros países e detentor de vários prémios internacionais, destacando-se um FAD Award for Arquitecture. É ainda autor de diversas obras.

A intervenção projetada por João Medes Ribeiro no espaço defronte ao santuário de Nª Sª do Crasto, tem o nome de Janela, com o objetivo de criar um espaço de contemplação.
A “Janela”, com uma relação privilegiada com a paisagem envolvente, consistiu em habitar a parede do miradouro com dois bancos-namoradeiros, e entre os mesmos uma placa em metal e cobre com um extrato do poema “O Pescador”, de Sophia de Melo Breyner Andersen, com a analogia entre o lugar e a poesia e sobre a ligação entre a terra e o mar.

Ao ato de inauguração, precedido de uma Missa dominical no santuário celebrada pelo pároco de Deocriste P. Domingos da Costa e Silva, estiveram presentes para além do vereador Luís Nobre, a autarquia da União de Freguesias, o presidente da Assembleia, a equipa de arquitetura organizadora, vice-presidente da CIM, o grupo de bombos da ACRD e inúmero publico.

No final foi servido no salão do restaurante Sra. do Crasto um verde de honra aos convidados e público presente.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.